Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Folhado de Carne com Salada Primavera - Miguel

Bem os biscoitos de André têm um aspecto delicioso nham nham.
Hoje como foi feriado não me apeteceu cozinhar algo muito elaborado, não me apeteciam seguir receitas ou fazer algo mais comum, apeteceu-me fazer algo diferente e da minha autoria, então, ao por-me a inventar saiu-me um Folhado de Carne com Salada Primavera, digo-vos que ficou muito muito bom, é uma comida leve, que ao acompanhar com a salada foi perfeita para um feriado que se quis de descanso e sossego, espero que gostem.
 
Folhado:
1 Kg Carne Picada
Milho – a gosto
Cogumelos – a gosto
1 embalagem Massa Folhada
2 fatias grossas cortadas aos quartos de Queijo (tipo flamengo)
1 Cebola
1 Dente de Alho
1 Folha de Louro
Azeite, Pimenta e Sal – q.b.

Tempere a Carne picada de véspera com Sal, Pimenta, 1 ovo (cru), e com ervas aromáticas a gosto.
Refogue em azeite a cebola, o alho picado e a folha de louro. Junte a carne picada. Deixe refogar durante 10 min., ajustando o sabor com sal e pimenta a gosto. Em seguida, adicione os cogumelos e o milho e deixe a carne cozinhar mais um pouco.
Por fim, estenda a massa folhada, calcule mais ou menos o interior da base e coloque a carne no seu interior, em seguida feche a massa como se fosse um bolo, enfeite com os quadros de queijo.
Leve ao forno ate a massa estar bem dourada.
Sirva de seguida

Salada:
1 Alface
1 embalagem Rucula (Pode comprar também uma mistura de saladas já embalada)Milho – a gosto
Cogumelos – a gosto
1 chávena de chá Cuscus

Prepare os Cuscus, numa taça meta uma chávena de chá de cuscus com duas taças de chá de agua a ferver. Deixe repousar durante 10 min.
Envolva os cuscus na salada juntamente com o milho e os cogumelos, tempere a gosto…


Et voilá - bon appétit

Sem comentários:

Enviar um comentário