Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Panacotta com Calda de Frutos Vermelhos - Miguel

Olá a todos, não é novidade para ninguém que sou um grande fã do programa Masterchef Autralia, e as MasterClasses deles deixam-nos sempre com uma enorme vontade de provar aqueles pratos de aspeto maravilhoso.

Já não é a primeira vez que, de comando na mão, ora retrocedendo ora avançado o episódio, acabo por escrever as receitas que eles dão. Pois bem, a receita que partilho hoje convosco é a famosa Panacotta do cozinheiro, critico, chefe… Matt Moran e pouco mais há a dizer, ficou muito boa, um sabor leve e fresco a fazer lembrar a primavera que está prestes a chegar.

Um pequeno à parte: a calda que coloquei na Panacotta não é igual à dele. A que ele fez, confesso que era muito complicada, optei por adaptar esta calda de várias receitas que vi na net.

A receita partilhada de hoje… Panacotta com Calda de Frutos Vermelhos


Ingredientes:

Para a Panacotta:
360ml Leite gordo
85gr Açúcar
6 Folhas de Gelatina incolor
360ml Iogurte Grego
1 Vagem de Baunilha

Para a Calda:
400gr Frutos Vermelhos congelados
150gr Açúcar
1 Pau de Canela
1 Laranja

Confeção:

Panacotta:

Comece por colocar as folhas de Gelatina numa taça com água fria.

Num tacho coloque o Leite, o Açúcar e o Iogurte. Abra agora a vagem de Baunilha ao meio e retire as sementes e acrescente ao leite as sementes e a vagem da Baunilha.

Ligue o lume médio e com a ajuda de uma vara de arames envolva bem todos os ingredientes, deixe o leite aquecer bem, mas não deixe ferver (é mesmo muito importante que o Leite não ferva), quando estiver bem quente retire o tacho do lume.

Retire a vagem de Baunilha.

Esprema bem com as mãos as folhas de gelatina, (deverão levar pouca água), junte ao Leite, envolva bem para que a Gelatina se dissolva.

Passe as forminhas por agua fria e verta o creme lá para dentro, leve ao frio pelo menos umas 5 horas, (mas o melhor é fazer como eu, deixar de um dia para o outro).

Truque: Para que seja mais fácil verter o creme para as formas, coloque-o num jarro ou num copo medidor com um bico e assim é muito mais fácil colocar o líquido nas formas sem entornar e sem ter muito trabalho.

Calda:

Em primeiro lugar esprema a Laranja. Em seguida junte todos os ingredientes num tacho e leve a lume médio, quando começar a ferver espere 10 minutos, mexendo de quando em vez.

Empratamento:

Para retirar as Panacottas das formas, coloque numa taça água bem quente e mergulhe durante breves segundos a forma na água, depois coloque a sua mão sobre a boca da forma vire-a para baixo e sacuda a forma, vai ver que a panacotta se despega lindamente da forma.

Truque: Passe a sua mão por água fria para que a panacotta não fique agarrada à sua mão.

Et Voilà - Bon Appétit

Serve:
10 panacottas.

6 comentários: