Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Scones - André


A primeira vez que tomei contacto com os scones devia ter 11 ou 12 anos, andava então no ciclo preparatório. Aconteceu durante a semana de promoção do Inglês, organizada pelo departamento de Inglês da escola. Naquela altura provei-os e gostei bastante, e sempre que o tempo está mais cinzento, a lembrar o tempo das terras de sua Majestade, tenho vontade de os comer outra vez. Ontem, lá procurei uma receita no sem número de blogues conhecidos e acabei por fazer a receita do Baking in Lisbon. Devo dizer que ficaram muito bons. Deixo a receita que fiz, com algumas alterações à receita original.


Ingredientes

2 chávenas de farinha de trigo com fermento
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 ovo
1 pitada de sal
1/3 de chávena de óleo
1/3 de chávena de leite morno.



Numa taça juntar a farinha e o sal. À parte juntar o ovo e o óleo e mexer (eu usei o copo do liquidificador). Juntar o açúcar ao leite morno e dissolvê-lo. Abrir um buraco na farinha e juntar o leite e o óleo e mexer com uma colher até todos os ingredientes estarem ligados.

Com a ajuda de uma colher de gelados tirar pequenas bolas de massa e colocá-las em formas de papel (como aquelas dos bolinhos de coco) e colocá-las de seguida em formas metálicas (como as dos queques).

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos.

2 comentários:

  1. Gosto tanto....Quentinhos com manteiga e fiambre, ou um doce, hummm que bem que sabem....
    Bjokas aos dois,
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Hummm e estes ficam deliciosos, e são tão fáceis de fazer que se pode tornar uma desgraça =P

    Beijocas André/Miguel

    ResponderEliminar