Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pudim de Ananás - Miguel

Olá a todos, acho que começa a ser evidente o quanto aprecio sobremesas e principalmente Pudins!

Já publiquei no blogue as receitas de Pudim de Maçã , Pudim de Pão e o tradicional mas não menos delicioso Pudim de Ovos.

Hoje quero partilhar convosco uma nova receita: Pudim de Ananás. Quando o provei digamos que o poderia adjetivar de diferente, refrescante, delicado, saboroso… uma sobremesa diferente que nos prende pelo seu sabor tão distinto, a escolha ideal para o Verão.

A receita foi adaptada de um blogue que sigo e que de que já vos falei anteriormente, “Cozinha Aromática”. Nunca é de mais relembrar o blogue e convidar-vos a visita-lo. A ideia de fazer a receita partiu precisamente do desafio do seu autor para que eu testasse a sua receita. Fiz o teste e … está aprovadíssima! (Vamos aguardar que ele, em breve, teste uma das minhas receitas, também!...).

Pudim de Ananás… Diferente, refrescante, delicado e saboroso.


Ingredientes:

1 Lata grande de ananás em calda
200ml Água
450g Açúcar
2 Colheres de chá de Amido de Milho (Farinha Maizena)
12 Ovos

Caramelo Liquido qb
(pode optar por fazer o caramelo. Ver receita, abaixo)

Preparação:

O primeiro passo desta receita é untar uma forma com caramelo líquido. Se optar pelo caramelo de compra poderá untar diretamente a forma, se preferir fazê-lo em casa basta seguir a receita abaixo.

Abra a lata do Ananás e verta toda a calda para dentro de uma panela média, em seguida corte as rodelas de Ananás em pedaços pequenos e vá colocando dentro da panela onde está a calda. Em seguida, acrescente a Água e o Açúcar, ligue o lume e quando começar a ferver deixe ao lume cerca de 10 minutos.

Passados os 10 minutos, apague o lume e com a ajuda de uma Varinha Mágica triture todo o preparado até obter um creme bem homogéneo.

Deixe agora o creme arrefecer totalmente. Quando arrefecido, ligue o forno a 180º.

Coloque o Amido de Milho numa tigela de sopa e acrescente uma concha do creme já arrefecido e dissolva bem a farinha.

Adicione agora ao creme que está na panela o caldo do Amido de Milho e os Ovos e volte a triturar tudo com a Varinha Mágica até obter um creme mais aveludado.

Com a ajuda de um passador, coe o creme para dentro da forma previamente untada com Caramelo.

Coloque a forma num tabuleiro com água quente e leve ao forno em banho-maria cerca de 45 min. Poderá verificar o estado da cozedura com um palito limpo. (Tal como se verifica o estado de cozedura de um bolo, não deixe cozinhar demasiado)

Leve ao frigorífico até à hora de servir e desenforme quando estiver bem fresquinho. (Poderá fazer de uma dia para o outro, fica igualmente bom!)

Et Voilà - Bon Appétit
____________________

Caramelo Liquido

Ingredientes:

100gr Açúcar
6 Colheres de Sopa de Água

Confeção:

Num tacho leve ao lume o Açúcar com a Água, mexa apenas para dissolver o açúcar. Assim que começar a ferver, tome atenção, pois é um instante até ficar em ponto caramelo. Quando começar a ficar amarelo volte a mexer até ficar no ponto pretendido. Deite de imediato na forma, forrando-a uniformemente.

Nota: Muita atenção ao manuseamento do Caramelo para que não ocorram acidentes domésticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário