Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bolinhas de Soja do Miguel

Olá a todos, parece que o André começou com a fasquia bem alta com esta primeira receita, devo-vos dizer que este bolo fica assim DIVINAL, e para mim tem uma óptima característica, no dia seguinte continua fofo e maravilhoso.
Quanto à minha sugestão de receita, pois que estava indeciso com o que havia de partilhar, queria algo simples e diferente, algo que pudesse agradar a todos, então pensei numa receita vegetariana mas que os “não-vegetarinos” também pudessem apreciar, então decidir partilhar com vocês a receita das minhas Bolinhas de Soja, espero que gostem. Ah e numa proxima vez dou-vos a receita do Arroz de Feijão Verde que usei para acompanhar =)



½ Pacote de Soja aos quadradinhos
1 Cebola
1 Dente de Alho
1 Folha de Louro
Coentros A gosto
Azeite, Pimenta, Sal e Farinha - q.b.
2 Ovos
250g Pão ralado
2 Colheres de sopa de Leite


Mergulhe a soja em água à temperatura ambiente e reserve durante 20 min.
Refogue em azeite a cebola, o alho picado e a folha de louro. Junte a soja previamente escorrida e espremida. Deixe refogar durante 10 min. em lume brando, temperando com sal e pimenta a gosto. Em seguida, triture o preparado até ficar uma papa consistente (poderá acrescentar um pouco de farinha, se necessário).
Por fim, junte os coentros previamente lavados e picados finamente (sugiro uma boa quantidade). Bata os dois ovos energeticamente com um garfo.
Seguidamente, faça umas bolinhas uniformes, passando no ovo e seguidamente no pão ralado.
Frite as bolinhas em óleo bem quente por breves minutos.


Et voila – Bom Apeptit

Sem comentários:

Enviar um comentário