Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

domingo, 2 de outubro de 2011

Açorda de Marisco - Miguel

Olá todos, antes de mais tenho de dizer que André já fez a minha receita de Bolinhas de Soja, só que ele fez molho agridoce a acompanhar, eu não as provei uma vez que umas centenas de quilómetros nos separam, mas deixem que vos diga, pela fotografia que ele me enviou, pareciam estar DIVINAIS, acho que deveríamos pedir a ele para publicar a sua receita do molho agridoce para podermos incrementar na minha última receita de Bolinhas de Soja, e já agora que coloque a foto que ele tirou =P

Bem hoje quero fazer chegar a vocês a receita da minha Açorda de Marisco, este fim-de-semana deu-me para os pratos regionais, espero que gostem, por aqui parece que os paladares se aguçaram e pelo menos ate repetiram um segundo prato =) aqui entre nós, houve até quem não resistisse a uma ultima garfada do tacho antes de este estar quase vazio =)




1 kg Camarão
1 Pão de Saloio
1 Creme de Lagosta (Knorr)
4 colheres de Azeite
1 Alho
1 Cebola
1 Tomate bem maduro
2 Ovos
6 delicias do mar
Sal, Coentros, malagueta – a gosto

Parte-se o pão em pedaços e coloca-se num recipiente. Coloca-se o camarão ao lume até este estar cozido, (normalmente adiciono um pouco de sal), depois de estar cozido escorro o camarão aproveitando o caldo, descasco o camarão (normalmente deixo dois por descascar para o enfeite final) e deito as cascas e cabeças para o recipiente onde coloquei a água de cozer o camarão, seguidamente com a varinha mágica trituro esse caldo e passo-o no passador bem fino, de seguida preparo o Creme de Lagosta tal como diz no pacote, usando então a agua de cozer o camarão, e reservo a restante agua que sobra. Deita-se o creme de Lagosta por cima do pão e deixa-se repousar, como só essa quantidade não chega, vou acrescentando a água de cozer o camarão para ajudar a demolhar o pão.

Num tacho (de preferencia de barro) coloca-se cebola picada, alho e azeite, e deixa-se fritar até dourar, adiciona-se então o tomate e tempera-se a gosto, acrescentado o camarão descascado. Junta-se o pão demolhado e envolve-se bem até levantar fervura, mexendo sempre para não pegar. Quando estiver bem ligado e cremoso apaga-se o lume e junta-se dois ovos, misturando com dois garfos para ficaram bem incorporados na açorda.

Por ultimo enfeito com os camarões que não descasquei e as delícias do mar, deixo repousar uns 5 minutos e…

Et voila – Bom Apeptit

Sem comentários:

Enviar um comentário