Bem hoje quero fazer chegar a vocês a receita da minha Açorda de Marisco, este fim-de-semana deu-me para os pratos regionais, espero que gostem, por aqui parece que os paladares se aguçaram e pelo menos ate repetiram um segundo prato =) aqui entre nós, houve até quem não resistisse a uma ultima garfada do tacho antes de este estar quase vazio =)
1 kg Camarão
1 Pão de Saloio
1 Creme de Lagosta (Knorr)
4 colheres de Azeite
1 Alho
1 Cebola
1 Tomate bem maduro
2 Ovos
6 delicias do mar
Sal, Coentros, malagueta – a gosto
Parte-se o pão em pedaços e coloca-se num recipiente. Coloca-se o camarão ao lume até este estar cozido, (normalmente adiciono um pouco de sal), depois de estar cozido escorro o camarão aproveitando o caldo, descasco o camarão (normalmente deixo dois por descascar para o enfeite final) e deito as cascas e cabeças para o recipiente onde coloquei a água de cozer o camarão, seguidamente com a varinha mágica trituro esse caldo e passo-o no passador bem fino, de seguida preparo o Creme de Lagosta tal como diz no pacote, usando então a agua de cozer o camarão, e reservo a restante agua que sobra. Deita-se o creme de Lagosta por cima do pão e deixa-se repousar, como só essa quantidade não chega, vou acrescentando a água de cozer o camarão para ajudar a demolhar o pão.
Num tacho (de preferencia de barro) coloca-se cebola picada, alho e azeite, e deixa-se fritar até dourar, adiciona-se então o tomate e tempera-se a gosto, acrescentado o camarão descascado. Junta-se o pão demolhado e envolve-se bem até levantar fervura, mexendo sempre para não pegar. Quando estiver bem ligado e cremoso apaga-se o lume e junta-se dois ovos, misturando com dois garfos para ficaram bem incorporados na açorda.
Por ultimo enfeito com os camarões que não descasquei e as delícias do mar, deixo repousar uns 5 minutos e…
Et voila – Bom Apeptit
Sem comentários:
Enviar um comentário