Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bolachinhas de Chocolate Açucaradas - Miguel


Olá a todos, a receita que gostaria de partilhar hoje convosco é uma receita que literalmente tem passado de mão em mão aqui no trabalho, pois já todos a fizemos e cada uma dá o seu toque especial.

Fiz no domingo passado para uma festa que dei em minha casa, e deixem que vos diga… literalmente desapareceram muito rapidamente, pois são deliciosas e viciantes… gostaria só de deixar a nota… quando eu no final falo em 8/10 min no forno, têm de ser bastante rigorosos para que a bolachas fiquem no ponto.

A receita é adaptada de uma receita própria para a Bimby, mas como eu não tenho a Bimby fiz à velha maneira artesanal, espero que gostem.
















Ingredientes:
230 gr chocolate de culinária em barra
200 gr farinha
150 gr açúcar fino (em pó)
80 gr açúcar (normal)
50 gr manteiga
1 Ovo + 2 claras
1 Pitada de sal fino
1 Colher de café de canela
½ Colher de café de fermento

Confeção:
Num pirex junte os 80g de açúcar, o chocolate e a manteiga e derreta no micro-ondas ou em banho-maria. Depois de estar derretido junte o sal, a canela o ovo e as claras e envolva bem. De seguida adicione a farinha e o fermento e volte a envolver. Coloque o pirex no frigorífico por mais ou menos 40 min até ficar a massa dura.

Aqueça o forno a 200º.

Faça bolinhas com as mãos do tamanho dos brigadeiros e enrole no açúcar em pó sem retirar o excesso.

Disponha as bolinhas num tabuleiro anti-aderente, num tapete de silicone ou no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal afastadas umas das outras para que cresçam. Introduza no forno aquecido, baixando a temperatura para 180º entre 8 a 10 Min.

Retire do forno, e com cuidado retire-as do tabuleiro, elas ainda devem estar um pouco moles, deixe arrefecer e delicie-se - sozinho, com os seus amigos ou a sua cara-metade.

Et voila – Bom Apeptit




Sem comentários:

Enviar um comentário