Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Esparregado de Feijão-verde – Miguel

Olá a todos, ontem quando estava a fazer uma inspeção ao frigorífico, descobri uma mão cheia de feijão-verde, como já tinha feito sopa no fim-de-semana pensei em outras formas de o cozinhar, então lembrei-me de fazer Esparregado de Feijão-verde.

Fiz umas pesquisas nos blogues que costumo seguir, e descobri algumas formas de o fazer, assim, adaptei uma receita que descobri no blogue “Intrusa na Cozinha”.

Digo-vos que ficou bem bom, e por certo vou repetir!



Ingredientes:

500g Feijão-verde
3 Dentes de Alho
30 ml de Leite
Azeite, Sal e Pimenta qb
1 Colher de sopa de Amido de Milho (Farinha Maizena)

Preparação:

Arranje o Feijão-verde cortando as pontas e retirando o fio.

Descasque e pique os Alhos.

Dissolva a Farinha no Leite mexendo bem com uma colher ou uma vara de arames.

Confeção:

Comece por cozer o Feijão-verde em Água e Sal, quando estiver cozido passe por água fria abundante e corte-o em pedaços mais pequenos, para que seja mais fácil de cozinhar e adquirirem os sabores.

Faça um refogado com o Azeite e o Alho, deixe apenas refogar ligeiramente, adicionando de seguida o Feijão, deixe cozinhar uns 5/7 minutos, tempere com pimenta a gosto, acrescente agora a Farinha dissolvida no Leite envolvendo bem todos os ingredientes deixando em lume médio mais uma 3/4 minutos.

Com a varinha mágica triture bem o feijão e deixe no lume mais uns minutos para ir engrossando, retifique os temperos se necessário, apague o lume e deixe repousar uns minutos antes de servir.

Et Voilà - Bon Appétit

Sem comentários:

Enviar um comentário