O almoço de domingo quer-se reconfortante, que o fim de semana já vai longo e o relógio teima em nos tirar as ultimas horas para mais um início de semana.
A base desta receita é antiga, tal como é antiga a junção destes ingredientes, a sua origem… quem sabe?! Eu só posso afirmar que a faço sempre que os desejos ordenam, e não há inverno que não seja servida a travessa de Feijão com Massa acabada de fazer.
Feijão com Massa… um nome simples para uma receita simples.
Ingredientes:
1 Malagueta (opcional)
2 Dentes de Alho
1 Cebola Média
1 Chouriço
5 Fatias de Entremeada
Azeite qb
1 Farinheira
Massa Macarrão Riscado qb (pequena)
1 Folha de Louro
2 Colheres Sopa Polpa de Tomate
½ Copo Vinho
1 Frasco de Feijão Manteiga
Ovos (1 por pessoa)
Coentros, Sal e Pimenta qb
Preparação:
Abra a Malagueta ao meio e retire as sementes, em seguida pique a Malagueta, o Alho e a Cebola.
Corte o Chouriço em rodelas não muito grossas e a entremeada em tiras não muito grandes.
Coloque em tachos separados a Farinheira e a Massa a cozer, a Massa deverá levar apenas 2/3 minutos de cozedura (s/Sal).
Confeção:
Num tacho junte o Azeite, o Alho, a Cebola, o Louro e a Malagueta, deixe refogar, quando estiver bem apurado acrescente o Chouriço e a Entremeada e deixe cozinhar uns minutos.
Misture agora a Polpa de Tomate envolvendo muito bem todos os ingredientes acrescentando o vinho em seguida, deixe apurar uns minutos e junte o Feijão diretamente do frasco sem o escorrer e tempere com Sal e Pimenta.
Quando levantar fervura junte a Massa mal escorrida com a ajuda de uma escumadeira, (reserve a restante água de cozedura da massa), adicione os Ovos para que possam escalfar e deixar ferver em lume brando por 10/15 minutos. Se necessário retifique temperos. (se estiver a secar vá acrescentando a água da cozedura da massa).
Corte finamente os Coentros e a Farinheira as rodelas.
Retire os ovos para um prato e deite a Massa com Feijão para uma travessa, acrescente então os Ovos, os Coentros e a Farinheira por cima.
Serve:
5/6 Pessoas
Et Voilà - Bon Appétit
Em gíria, este era um prato de "sustança" ou com substância. É uma boa comida de conforto para os dias frios que estamos a atravessar. Uma refeição completa e muito aromática, pelos enchidos que a acompanham. Devia estar deliciosa! bjs. Bombom
ResponderEliminarFica muito boa sim! E se for feita com enchidos caseiros hummmmm fica ainda melhor.
Eliminar