Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Casa Guedes no Porto – André


Hoje o meu almoço foi uma Sande de Pernil e Queijo da Serra! Simplesmente maravilhosa!

Há muito que tinha ouvido falar da famosa tasca Casa Guedes e há muito que andava para la ir. O momento foi hoje e para abrir as hostilidades, começamos por pedir um caldo verde, que tanto gosto e que em nada me dececionou. Não estava muito aguado e também não se apresentava com couve em excesso, o que a determinada altura mais parece que estamos a comer só couve.

Chegamos à sande propriamente dita, o pão é ligeiramente tostado ficando bastante estaladiço. No interior leva então o Pernil assado no forno de forma irrepreensível bem cozinhado e cor bonita. A carne é embebida num molho ligeiramente picante. Finalmente leva o queijo da serra, um naco bem generoso, que se derrete assim que entra no Pão quente.

Recomendo vivamente esta iguaria numa das mais tradicionais tascas do Porto.

Informações Úteis:
Casa Guedes
 Praça dos Poveiros 130, 
4000 Porto
222 002 874 
Seg-Sab 09:00-21:00
Facebook 

3 comentários:

  1. Uma pequena surpresa, visita este link:
    http://cozinharomatica.blogspot.pt/2014/03/premio-conoceme.html

    ResponderEliminar
  2. Tenho de actualizar o meu "Livro"de Endereços de Restaurantes e afins Esta é uma boa aquisição! Obrigada. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar