Este ano não faltou o tradicional cabrito, o arroz doce e outras iguarias tão típicas da época. Decidi experimentar a receita do Folar Transmontano que me foi dada pelo meu amigo André (coautor deste blogue): ficou muito bom! Ele retirou a receita de um blogue mas já não se recorda qual.
Só uma nota: sei que no Folar Transmontano por norma a massa é dividida em dois. No fundo do tabuleiro coloca-se metade da massa, depois as carnes por cima e a restante massa, porém… Cheguei à conclusão que se as carnes forem envolvidas na massa ficarão mais distribuídas e o Folar ficará menos massudo e bem mais saboroso, experimentem!
Uma receita da Páscoa para se comer em qualquer dia do ano.
Ingredientes:
50ml Água (morna)
30gr Fermento Padeiro (fresco)
600gr Farinha (Branca de Neve azul)
1 Colher chá Sal
2 Colheres sopa Azeite
60gr Banha
60gr Manteiga (Vaqueiro)
7 Ovos (à temperatura ambiente)
1 Chouriço
2 Fatias de Bacon (+/- com um centímetro de espessura)
2 Fatias de Presunto (+/- com um centímetro de espessura)
Farinha para polvilhar a bancada
Confeção:
Comece por dissolver o fermento em água morna.
Num alguidar ou taça grande coloque o Sal e a Farinha, faça uma cova no centro da Farinha e deite a Água com o Fermento já dissolvido e envolva um pouco os ingredientes com as mãos ou com a ajuda de uma colher de pau.
Junte agora o Azeite, a Manteiga derretida e a Banha e continue a envolver muito bem.
Depois de envolvidos os ingredientes anteriores, adicione seis Ovos, um a um (reserve o sétimo ovo para pincelar o Folar, no final). A massa parecerá muito líquida, mas conforme a for envolvendo esta começar-se-á a soltar da taça.
Quando a massa se despegar da taça/alguidar polvilhe uma bancada com Farinha e transfira a massa para a bancada, passe as mãos por Farinha e amasse enérgicamente a massa até que esta fique bem elástica, mais ou menos durante 10 minutos. (se vir que a massa se pega à bancada, vá polvilhando com Farinha)
Lave o alguidar/taça usado anteriormente, limpe-o bem e unte-o com Farinha, coloque a massa, cubra com um pano, embrulhe num cobertor e leve a levedar num sítio quente por uma hora.
Prepare agora as Carnes, cortando-as em pequenos cubos. Unte uma ou mais formas com banha. (depende da quantidade de folares que pretender fazer)
Ao fim de uma hora e com a massa já levedada, envolva as carnes na massa para que estas possam ser distribuídas uniformemente. Se pretender fazer mais do que um Folar, divida a massa pelas formas que irão ao forno, embrulhe novamente num pano e leve a levedar por mais uma hora junto a uma fonte de calor.
Aqueça o forno a 180º.
Bata um ovo e pincele o/s folar/es, coloque no forno a cozer cerca de 30/35 minutos.
Et Voilà - Bon Appétit
Serve:
Um Folar grande ou um médio e um pequeno ou três pequenos
(eu fiz um médio e um mais pequeno)