Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Bolo de Batata com cobertura de Chocolate - Miguel

Olá a todos, parece que andámos em invenções aqui por estes lados!... Estava, no sábado, a preparar o almoço e, enquanto descascava e palitava umas bela batatas para fritar, lembrei-me que ia receber um amigo para um café após o jantar, então lembrei-me que um bolinho iria cair muito bem e, enquanto continuava a palitar as Batatas, tentava perceber que tipo de bolo me apetecia fazer e, claro…, comer, quando, de repente, olhei para as minhas mãos e lembrei-me… “e se inventar um bolo de batata?” Se bem que inventar não será o termo certo pois há dezenas e dezenas de receitas de bolos que levam batata. Escusado será dizer que comecei logo a magicar como o fazer, lembrei-me logo dos blogues e livros de receitas de onde poderia tirar ideias. Porém, decidi criar o “meu” Bolo de Batata - e porque não com uma bela calda de chocolate por cima?!

Quando saiu do forno o aspeto com que ficou foi este:


Quanto à calda de Chocolate, adaptei a receita do meu velhinho livro de receitas: "O Bolo das Quartas-feiras", da Farinha Branca de Neve. O aspeto final com que ficou foi este:



Parece que o bolo foi aprovado, tanto pelo amigo como por alguns familiares que o provaram no dia seguinte e disseram que estava bom… E, por incrível que pareça, não ficou nada pesado ou massudo.

Um bolo diferente para uma primavera diferente.

Bolo de Batata
Ingredientes:

5 Ovos
150g Margarina
250g Açúcar
250g Farinha
250g Batata
1 Limão
1 Colher de café de Fermento
Manteiga e Farinha qb
(para untar a forma)

Confeção:

Antes de mais comece por descascar as batatas e em seguida coloque-as a cozer em água fria. Enquanto cozem, aproveite e prepare logo a raspa do limão. Assim que as batatas estiverem cozidas, escorra-as e transforme-as em puré.

Ligue o forno a 180º e unte uma forma com Manteiga e Farinha.

Poderá começar agora a fazer o bolo, enquanto as Batatas arrefecem um pouco. Coloque o açúcar numa taça e derreta a manteiga no micro-ondas e, juntando-a em seguida ao Açúcar, bata agora estes dois ingredientes até obter um creme bem homogéneo.

Em seguida, sem parar de bater, acrescente os ovos, um-a-um e, quando obtiver um creme leve e fofo, adicione a raspa de Limão e bata mais um pouco o creme.

Acrescente agora o puré de Batata e bata muito bem para que todos os ingredientes se possam envolver.

Peneire a Farinha e o Fermento para dentro da taça e envolva cuidadosamente com a ajuda de uma espátula, verta o preparado para a forma previamente untada com Manteiga e Farinha.

Leve ao forno cerca de uma hora. (quando faltar 10 minutos, se o bolo já estiver bem douradinho, coloque uma prata por cima).

Retire do forno e deixe arrefecer completamente o Bolo para que possa posteriormente deitar a cobertura de Chocolate por cima.

Cobertura de Chocolate
Ingredientes:

60g Margarina
60g Açúcar em pó
120g Chocolate em pó
6 Colheres de Sopa de Água
1 Colher de café de Essência de Baunilha
(Opcional)

Confeção:

Num tacho leve, junte o Açúcar, o Chocolate e a Água e coloque em lume brando misturando bem os ingredientes Vá sempre mexendo e quando estiver bem quente adicione a Margarina e a essência de Baunilha, continuando a envolver bem todos os ingredientes.

Deite agora a cobertura sobre o bolo já frio.

Et Voilà - Bon Appétit


Sem comentários:

Enviar um comentário