Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Folar Transmontano – Miguel

Olá a todos, mais uma época festiva passou, celebrámos a Páscoa, tempo de reflexão para uns, tempo de descanso para outros, mas o mais importante é termos oportunidade de juntar família e amigos e desfrutarmos de boa comida, boa conversa e algum aconchego.

Este ano não faltou o tradicional cabrito, o arroz doce e outras iguarias tão típicas da época. Decidi experimentar a receita do Folar Transmontano que me foi dada pelo meu amigo André (coautor deste blogue): ficou muito bom! Ele retirou a receita de um blogue mas já não se recorda qual.

Só uma nota: sei que no Folar Transmontano por norma a massa é dividida em dois. No fundo do tabuleiro coloca-se metade da massa, depois as carnes por cima e a restante massa, porém… Cheguei à conclusão que se as carnes forem envolvidas na massa ficarão mais distribuídas e o Folar ficará menos massudo e bem mais saboroso, experimentem!

Uma receita da Páscoa para se comer em qualquer dia do ano.


Ingredientes:

50ml Água (morna)
30gr Fermento Padeiro (fresco)
600gr Farinha (Branca de Neve azul)
1 Colher chá Sal
2 Colheres sopa Azeite
60gr Banha
60gr Manteiga (Vaqueiro)
7 Ovos (à temperatura ambiente)
1 Chouriço
2 Fatias de Bacon (+/- com um centímetro de espessura)
2 Fatias de Presunto (+/- com um centímetro de espessura)
Farinha para polvilhar a bancada

Confeção:

Comece por dissolver o fermento em água morna.

Num alguidar ou taça grande coloque o Sal e a Farinha, faça uma cova no centro da Farinha e deite a Água com o Fermento já dissolvido e envolva um pouco os ingredientes com as mãos ou com a ajuda de uma colher de pau.

Junte agora o Azeite, a Manteiga derretida e a Banha e continue a envolver muito bem.

Depois de envolvidos os ingredientes anteriores, adicione seis Ovos, um a um (reserve o sétimo ovo para pincelar o Folar, no final). A massa parecerá muito líquida, mas conforme a for envolvendo esta começar-se-á a soltar da taça.

Quando a massa se despegar da taça/alguidar polvilhe uma bancada com Farinha e transfira a massa para a bancada, passe as mãos por Farinha e amasse enérgicamente a massa até que esta fique bem elástica, mais ou menos durante 10 minutos. (se vir que a massa se pega à bancada, vá polvilhando com Farinha)

Lave o alguidar/taça usado anteriormente, limpe-o bem e unte-o com Farinha, coloque a massa, cubra com um pano, embrulhe num cobertor e leve a levedar num sítio quente por uma hora.

Prepare agora as Carnes, cortando-as em pequenos cubos. Unte uma ou mais formas com banha. (depende da quantidade de folares que pretender fazer)

Ao fim de uma hora e com a massa já levedada, envolva as carnes na massa para que estas possam ser distribuídas uniformemente. Se pretender fazer mais do que um Folar, divida a massa pelas formas que irão ao forno, embrulhe novamente num pano e leve a levedar por mais uma hora junto a uma fonte de calor.
Aqueça o forno a 180º.

Bata um ovo e pincele o/s folar/es, coloque no forno a cozer cerca de 30/35 minutos.
Et Voilà - Bon Appétit

Serve:

Um Folar grande ou um médio e um pequeno ou três pequenos
(eu fiz um médio e um mais pequeno)


Sem comentários:

Enviar um comentário