Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Bife de Atum com Batatinhas Torneadas - André

Gosto muito de atum, seja de que maneira for. E por isso, no outro dia fui ao supermercado e vi lá uns bifes de atum com um aspeto delicioso e decidi compra-los. Não me lembro de alguma vez ter cozinhado bifes de atum e por isso fui tirar algumas ideias ao Sant Graal da culinária – a internet.

Pesquisei alguns sites, não muitos para dizer a verdade, e todos andavam à volta do mesmo – bife de atum grelhado! Ok, tudo bem! Parece-me bem, vou experimentar! Fui para a cozinha e lá pus as mãos à obra! Deixo-vos a receita, que não tem segredo nenhum mas ainda assim podem querer replica-la.

Ah aproveitei a deixa para poder treinar e fazer umas batatas torneadas para acompanhar, deixo também os links (link I) (link II) para poderem ver como se faz. Acompanhei com feijão-verde cozido!














Ingredientes:

1 Cebola
1 Tomate
50g Manteiga
2 Bifes de Atum
2 Dentes de Alho
100ml Vinho branco
8 Batatas pequenas
Feijão-Verde, Limão (a gosto)
Sal, Pimenta, Tomilho, Azeite qb

Preparação dos Bifes:

Comece por temperar os Bifes de Atum com Sal, Pimenta, Tomilho, Limão e um pouco de Azeite. Deixe marinar pelo menos por 30 min.

Numa frigideira coloque a Manteiga, e quando esta estiver quente coloque os Bifes a fritar. Deixe-os corar cerca de 3 minutos de cada lado (dependo do tamanho do Bife).

No final junte o resto da marinada na frigideira, bem como a Cebola, o Alho e o Tomate. Deixe refugar até a Cebola esta translucida, se necessário adicione um pouco de Vinho Branco para ajudar no processo de cozedura.

Preparação do Feijão-Verde:

Coloquei o Feijão-Verde a cozer ao vapor por dois minutos (contei o tempo depois de começar a fazer vapor), no final dos dois minutos, retirei-os para uma taça com Água fria para pararem a cozedura e ficarem durinhos.

Preparação da Batata:

Basta torneá-las como a instrução e coloca-las em Água a cozer.
(nota: as Batatas devem ser colocadas na Água fria e não depois de a Água estar a ferver.) 

2 comentários: