Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Tarte de Peixe e Coentros com Queijo da Ilha - Miguel

Olá a todos! Já toda a gente conhece o velho ditado “Peixe não puxa carroça”, mas temos tão bom Peixe em Portugal que não nos devemos cingir ao peixe cozido com couves ou frito com arroz de tomate, não é? Confesso que qualquer uma das maneiras me agrada, pois sou muito apreciador de Peixe.

O que quero partilhar hoje convosco é uma nova forma de apresentar Peixe aos filhos e amigos: porque não combinar três ingredientes que temos com tanta abundância e qualidade em Portugal - Peixe, Coentros e Queijo? O resultado, embora estranho, não podia ter sido melhor: uma bela tarte para acompanhar com uma salada bem fresca que pode ser comida acabada de fazer, em casa, e, se sobrar, pode ser levada para o trabalho e dada a provar aos colegas! Vai ver que nem vão acreditar que tem peixe. Também pode aproveitar umas sobras de Peixe que tenha no frigorífico, claro!

A receita, adaptei da Revista da Bimby.

Deixo-vos esta sugestão: experimentem e espero que gostem.


Ingredientes:

150g Queijo da Ilha ralado
Coentros Picados a gosto
230g Farinha
110g Manteiga derretida
45g Água
2 Dentes de Alho
2 Cebolas pequenas ou 1 Cebola média
400g de Pescada
400ml Leite
Água, Azeite, Sal e Pimenta qb

Confeção:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coza a Pescada em Água com um pouco de Sal. Quando cozida e arrefecida desfie e retire as espinhas. Reserve.

Numa taça coloque: 200 Farinha, 90g Manteiga, Água e 50g de Queijo da Ilha. Com a ajuda de uma batedeira envolva bem todos os ingredientes. Quando formar uma bola compacta, retire e amasse um pouco em cima de uma bancada limpa (não necessita de enfarinhar a bancada). Com um rolo da massa estenda a massa e forre uma tarteira com aproximadamente 24cm de diâmetro, cortando e reservando o excesso.

Leve ao forno cerca de 5 minutos e reserve.

Entretanto, pique os alhos e corte as cebolas em meias-luas, leve numa frigideira ao lume com um pouco de Azeite, deixe refogar até a cebola ficar translucida. Acrescente a Pescada e tempere com um pouco de Sal e Pimenta (atenção que a pescada já levou sal na cozedura), deixe tomar gosto cerca de 5/10 minutos.

Comece agora a fazer o creme: leve ao lume brando o Leite e a restante Manteiga (20g); quando já estiver bem quente retire uma concha de leite para uma tijela e dissolva a restante Farinha (30g). Quando bem dissolvida a farinha, deite novamente tudo no tacho, juntando os Coentros. Sempre em lume brando, vá mexendo até que o creme engrosse e a farinha fique cozida. Quando estiver pronto, apague o lume, coloque o restante Queijo da Ilha (100g) e envolva energicamente.

Disponha a pescada na forma colocando por cima o creme de coentros. Leve novamente ao forno por cerca de 25 minutos ou até ficar douradinha.

Para terminar, com a massa que sobrou decore a tarte a seu gosto.

Acompanhe com uma bela Salada.

Et Voilà - Bon Appétit

Sem comentários:

Enviar um comentário