Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Arroz Doce de Romã - Miguel


Olá a todos, ontem fiz algo especial, queria algo doce e requintado, estava um temporal lá fora, a pedir chá e bolinhos, além de que já estava um pouco cansado… Então queria deitar-me no meu sofá e comer algo doce e diferente… Ora… tinham-me oferecido umas romãs, fiz uma pesquisa na internet a ver que doces se poderiam fazer com romã sem ser bolos, então descobri a receita de Arroz Doce com Romã! Esta receita, embora não seja 100% original, é quase porque a alterei toda. Por isso, digamos que tirei a base da receita e, de resto, as quantidades e a forma de cozinhar são da minha autoria.

Ah, já agora deixem-me fazer uma ressalva, em relação ao corante, quando fui ver o que tinha em casa, estava fora da validade, por isso falta só mesmo o aspecto cor-de-rosa. Para a próxima já coloco o corante, espero que gostem do aspecto com que ficou:




250 gr de arroz carolino
1 l de leite
250 ml água
100 gr de açúcar
2 romã
Casca de meio limão
1 pitada de sal
Corante cor-de-rosa (opcional)


Numa panela grande pus 1 litro de leite a ferver e juntei-lhe logo o sal. Quando começou a ferver acrescentei o arroz e deixei cozer em lume não muito alto durante 20 min, mexendo de quando em vez.

Noutra panela, coloquei a casca de limão e o açúcar e mexi até que o açúcar se dissolvesse. Juntei os bagos de romã (reservei alguns para decoração) e deixei ferver por 5 min.

Quando ficou pronto retirei as cascas e triturei o limão, seguidamente coei para obter o sumo e inseri-o no arroz (após terem passado os 20 min de cozedura inicial) e continuei a cozinhar em lume brando durante mais 15/20 min, mexendo sempre, até todo o líquido ser absorvido e ficar caldoso (aqui, deveria ter juntado o corante e misturar bem).

Deixei repousar por alguns minutos. Dispus em taças, polvilhei com bagos de romã e servi.


Et voila – Bom Apeptit

Sem comentários:

Enviar um comentário