Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Trufas de Natal - André

Este ano tal como nos anos anteriores, não vou comprar presentes de natal para oferecer aos amigos. Vou fazer! No ano passado, decidi fazer umas bolachas de limão e ofereci as minhas colegas do trabalho, dentro de uma caixa dourada que eu próprio fiz, com uma cartolina XPTO que comprei. Adoram, e ainda hoje falam nas bolachas de limão do natal. Então pensei em fazer novamente as bolachas mas achei por bem fazer algo diferente. Após pensar e repensar no que haveria de ser, lembrei-me de oferecer chocolates. Claro esta que chocolate toda gente gosta. Assim resolvi testar uma receita que já há muito andava para experimentar de trufas de chocolate.
Este ano a embalagem é da autoria da minha irmã que esta a trabalhar nuns fracos de vidro com uma tampa em bisqui. Espero poder apresentar mais tarde o resultado dos frascos.


Ingredientes:
180g de chocolate em pedaços
100g de açúcar em pó
100g de manteiga
1dl de natas
2 colheres de sopa de vinho do Portp
Cacau em pó

Coloque o chocolate juntamente com a manteiga numa taça e leve ao microondas 2 minutos na potência média. Retire do microondas e mexa bem, leve novamente ao microondas por mais 2 minutos na potência média.
Junte o açúcar, as natas e o vinho do Porto e mexa bem. Coloque no frio ate solidificar.
Molde bolinhas com a mistura e coloque-as no frio ate ficarem duras. Passe-as pelo cacau em pó e coloque, novamente, no frio ate ao momento de servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário