Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pão com Chouriço - André



Há dias fui ao aniversário do Jorge, este ano a festa foi em casa dele. O menu servido foi arroz de pato (que estava óptimo) com uma salada. Como entrada foi servido um pão de mistura com chouriço, que o Jorge fez questão que eu provasse, especialidade da Mira (a empregada lá de casa). Devo confessar que adorei o pão, estava qualquer coisa de… muito bom! É óbvio que fui logo ter com ele e disse-lhe a Mira tinha que me arranjar a receita. Ele franziu o sobrolho e eu pensei que não iria conseguir a “sagrada escritura”. Momentos mais tarde ele chamou-me à cozinha, onde me apresentou a Mira, que teve amabilidade de me passar a receita ou pelo menos parte dela, dado que a Senhora faz estes pãezinhos “a olho”.



Fica aqui a receita, conforme a fiz.

Ingredientes:

300g de farinha de mistura de sementes (nacional/branca de neve/espiga)
100g de farinha trigo
100g farinha de milho
1 Colher de chá de fermento padeiro
Sal qb
30ml de água morna
Chouriço aos pedacinhos

1. Dissolve o sal na água morna mexendo com uma colher e verte a água sobre a farinha (misturada com o fermento), dentro da taça da batedeira.

2. Deixa repousar alguns instantes de forma a hidratar a farinha, depois amassa bem até obteres uma massa firme e bem lisa, que não cole mais.

3. Deixa repousar 30 minutos numa saladeira coberta com um pano.

4. Amassa, ligeiramente, de forma a expulsar o ar que entretanto se formou dentro da massa e adiciona o chouriço partido. Dá a forma definitiva ao teu pão.

5. Deixa novamente repousar durante 60 a 90 minutos para permitir à massa ganhar volume e aroma.

6. Mete no forno quente (180ºC).



Sem comentários:

Enviar um comentário