Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bolo de Aniversário - Miguel

Olá a todos, cá estou eu de volta com mais uma receitazinha, desta vez não vos vou presentear com mais uma receita salgada, mas sim um docinho, aproveitando a ocasião de o meu pai ter feito anos ontem, apeteceu-me oferecer-lhe um bolo diferente, então que usei a base da receita do meu Bolo para Aniversários, inovando na apresentação, ficando assim:


9 Ovos
300g Açúcar
230g Farinha
1 Colher-chá fermento
1 Lata de Ananás em calda
1 Emb. de smarties, palitos de champanhe
Raspas de chocolate qb
1 Pacote de natas frescas
1 Fita de tecido

Em primeiro lugar bater as 9 claras em castelo e reservar, de seguida bater as gemas com o açúcar envolvendo bem, depois juntar a farinha e o fermento, bater ate formar uma mistura homogénea, por último juntar as claras em castelo e bater novamente.
Levar ao forno numa forma untada com manteiga e farinha, este deverá estar pré-aquecido, o bolo estará no forno cerca de +/- 45 min (170/180 graus).
Bater as natas juntando açúcar a gosto até formar o famoso chantilly.
Depois de o bolo estar cozido deixar arrefecer, com uma faca de serrilha grande (eu uso a de cortar o pão), cortar o bolo ao meio e rechear a base de baixo com o ananás, derramando alguma calda para o bolo ficar bem húmido, fecha-se o bolo, verte-se mais um pouco de calda nesta segunda metade e de seguida barra-se todo o bolo com o chantilly, dispor de seguida os palitos de champanhe à volta e por cima dispor as raspas de chocolate e o smarties a gosto. Por último e para dar um toque de requinte ata-se uma fita à volta.


Et voila – Bom Apeptit

Sem comentários:

Enviar um comentário