Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Frango Garam Masala - Miguel

Olá a todos, se me perguntarem se esta é uma receita original indiana, dir-vos-ei que não, por isso, peço desde já desculpa aos amantes e seguidores de cozinha indiana, pois esta receita foi 100% inventada por mim. Assim, não vos poderei afirmar que esta é uma receita adaptada da cozinha indiana.

Sendo eu fanático por especiarias, tenho em casa dezenas de frasquinhos com caril, canela, cardamomo, sementes de coentros, noz-moscada… e sempre que passo por uma loja de especiarias não resisto a comprar uma novidade lá para casa. Aliás, tenho alguns amigos que brincam comigo, pois quando viajo, além de trazer os típicos souvenirs para o frigorífico, venho sempre carregado com especiarias, molhos, ervas aromáticas, e até já trouxe utensílios de cozinha!

Na semana passada, quando andava a passear pela Baixa de Lisboa, descobri uma loja que vendia todo o tipo de especiarias, e então, como não podia deixar de ser, comprei um saquinho de Garam Masala.

Claro que estava em pulgas para as utilizar, dai então surgiu esta receita de Frango Gram Masala à minha maneira. Espero que gostem…



Ingredientes:
1 Frango
1 Cebola grande
3 Dentes de Alho
½ Copo de Água
1 Folha de Louro
Sal e Azeite qb
1 Lata de Leite de Coco
Coentros (a gosto)
1 Malagueta (opcional, eu não coloquei)
2 Colheres de Sopa de polpa de Tomate
1 Colher de Chá de Amido de Milho (Farinha Maisena - opcional)
2 Colheres de Sobremesa de mistura Garam Masala (coloque a quantidade a gosto)

Preparação:
Comece por cortar o Frango em pedaços não muito grandes (Pode sempre optar por pedir no talho que lhe partam logo o Frango, eu cortei em casa), lave a folha do Louro e pique finamente a Cebola e os Alhos.

Confeção:
Num tacho largo (eu usei um tacho de barro) adicione o Azeite, o Louro, as Cebolas e os Alhos, deixe refogar em lume médio, quando estiver refogado adicione a Polpa de Tomate, o sal e deixe cozinhar uns minutos.

Acrescente em seguida o Frango mexendo bem para que todos os sabores se envolvam, deixe que o frango cozinhe lentamente, se necessário acrescente meio copo de água, quando o frango estiver mais ou menos a meio da cozedura acrescente o leite de coco (pode parecer que está muito liquido, mas nesta receita o molho é o mais saboroso), evite mexer com a colher de pau, simplesmente agite a panela para que o frango não se desfaça, deixe levantar fervura e deixe cozinhar uns cinco a sete minutos, agitando de quando em vez, acrescente as colheres Garam Masala, coentros frescos e a malagueta (opcional), volte a agitar bem a panela e deixe cozinhar mais uns minutos.

Se achar que está demasiado liquido, numa tijela à parte retire uma concha de caldo do tacho e desfaça uma colher de chá de Amido de Milho, acrescente depois ao frango e deixe a farinha cozinhar, (eu acrescentei a farinha para que o molho pudesse ficar mais cremoso, o Amido de Milho não vai alterar o sabor final).

Quando o frango estiver cozinhado, deixe repousar uns minutos e sirva com coentros frescos por cima, acompanhado com um Arroz basmati.

Et Voilà - Bon Appétit

Sem comentários:

Enviar um comentário