Aproveitei que me torceram um raminho de Poejos do Alentejo e lancei mãos à obra! Investiguei em vários sites e blogues sobre uma receita de sopa de Cação mas, infelizmente, não houve nenhuma que me satisfizesse a 100%... Assim, esta minha receita de Sopa de Peixe advém da junção e da adaptação das várias receitas que consultei.
Espero que gostem…
Ingredientes:
4 Postas de Tintureira
1 Folha de Louro
2 Gemas
1 Litro de Água
1 Cebola grande
3 Dentes de Alho
1 Colher de sopa de Farinha
2 Colher de chá de vinagre
Pão Alentejano (fatiado) q.b.
Sumo de um Limão
Azeite, Sal, Pimenta, Poejos (ou coentros) qb
Confeção:
Numa panela, adicione a Água, um fio de Azeite, Sal e a Tintureira. Quando começar a ferver, deixe em lume brando cerca de 5/7 minutos ou até o peixe estar no ponto. Quando estiver cozido, com a ajuda de uma escumadeira, retire a tintureira e reserve.
Entretanto pique a Cebola e os dentes de Alho, em seguida, num outro tacho (eu usei um tacho de barro), coloque mais ou menos quatro colheres de sopa de Azeite, a Cebola e os Alhos finamente picados e a folha de Louro. Ligue o lume e faça um refogado ligeiro, acrescentando de seguida metade da Água de cozer a tintureira e um raminho de Poejos.
Enquanto o preparado anterior não ferve, numa tijela junte a Farinha, as colheres de Vinagre e uma concha da Água de cozer a tintureira e com a ajuda de uma vara de arames desfaça bem a farinha. Adicione de seguida ao tacho da sopa e deixe cozinhar a farinha fervendo sempre em lume brando, uns minutos. Vá agora adicionando aos poucos o restante caldo de cozer o peixe.
Entretanto, numa outra tijela desfaça as gemas numa concha de sopa e acrescente à sopa, deixe cozinhar mais uns cinco minutos e retifique os temperos.
Torre as fatias de pão e vá dispondo-as num pirex fundo, coloque o peixe por cima do pão e verta a sopa em seguida, regue com sumo de limão a gosto e embeleze com um raminho de poejos por cima. (ver montagem abaixo)
Et Voilà - Bon Appétit
Sem comentários:
Enviar um comentário