Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Guerra das Panelas - André

Muito se tem falado sobre a guerra das panelas. Esta luta titânica entre a Bimby e a Yämmi. Pois escrevo a dar o meu testemunho.

Comprei recentemente a Yämmi e posso dizer que estou muito satisfeito. Cansei-me de esperar que saísse a máquina do Pingo Doce, para poder comparar, e decidi comprar a do Continente. Conheço bem a Bimby porque já tive oportunidade de trabalhar com ela, por isso sei bem o que vale. Por várias vezes pensei em comprar uma mas o fator preço foi sempre um entrave à compra.



Pois bem, passo a detalhar um pouco a minha opinião em relação à minha aquisição. Toda gente fala do facto de a Yämmi não ter balança incorporada. A mim, não me faz grande diferença, sou sincero. Com ela vem uma balança à parte que, a meu ver, cumpre bem a sua função. Penso que a única vantagem da balança incorporada é, somente, não ter que tirar o copo do corpo da máquina para tarar (pesar o recipiente antes de proceder à pesagem do conteúdo).

A outra grande diferença é a lâmina. Já sabemos que a Bimby tem uma lâmina XPTO, única, que pica/mói/rala/amassa, … Ao passo que a Yämmi tem duas lâminas distintas. É verdade que não é la muito prático. Eu, que sou preguiçoso, uso sempre a mesma. Obviamente, tento perceber que tipo de receita irei fazer e adapto a lâmina ao cozinhado. Posso dizer que no outro dia quis fazer umas batatas gratinadas que viraram puré… é verdade! Mas, pensando um pouco melhor, vi que poderia ter colocado a borboleta (a outra lâmina da Yämmi ) e a coisa tinha-se composto… Assim, e com a lâmina de corte colocada, experimentei fazer um caril de frango. Usei a mesma lâmina do início ao fim do cozinhado. Sendo que, a dada altura, juntei-lhe a borboleta e, claro esta, a carne não virou picadinho.

Para mim, uma das maneira de suprir esta limitação é comprar outro copo. Assim coloco uma lâmina num copo e a outra lâmina no outro copo… por várias vezes ouvi várias defensoras da Bimby dizer que outro copo daria muito jeito. Eu que tenho Yämmi, digo o mesmo…

Em jeito de conclusão, posso dizer que acho a Bimby ótima e, em boa verdade, gostava de ter uma. No entanto, acho um absurdo dar tanto dinheiro por uma máquina deste tipo, principalmente agora que existe no mercado uma alternativa que, a meu ver, cumpre a mesma função. Não estou nada arrependido. Bem pelo contrário…

Sem comentários:

Enviar um comentário