Nunca escondi que tenho uma grande predileção por chocolate. Mas também nunca escondi que não sou grande fã de sobremesas com chocolate. Gosto mesmo é de uma bela tablete de chocolate. Mas com a nova aquisição lá de casa, a Yämmi, tudo mudou. Decidi experimentar fazer a Maravilha de Chocolate do livro de receitas da Yämmi.
E aqui está o resultado… um bolo de chocolate ótimo capaz de impressionar mesmo aqueles que não gostam de sobremesas de chocolate.
Segue a receita passo a passo, para que vocês também possam fazer e provar este fantástico bolo. (Penso que esta receita, devidamente adaptada, seja possível fazer sem ser na Yämmi ou robô de cozinha similar.)
Enjoy:
Ingredientes:
250 gr de chocolate para culinária
5 ovos
180 gr de manteiga
200 gr de açúcar
20 gr de farinha
1 pitada de sal
Preparação:
1º Pré-aqueça o forno a 160ºC.
2º Separe as gemas das claras, reservando as gemas.
3º Coloque o misturador no copo e deite as claras e uma pitada de sal. Programe 4 minutos na velocidade. Reserve as claras em castelo.
4º Sem lavar o copo, com o misturador sobre a lâmina, introduza as gemas e o açúcar e programe 3 minutos na velocidade 5.
5º Adicione a manteiga e o chocolate em pedaços e programe 5 minutos na velocidade 1 a 80ºC.
6º Verifique se o chocolate está bem derretido. Se necessário, solte o chocolate e a manteiga que poderão ficar presos no misturador e programe mais alguns minutos, na mesma velocidade e temperatura.
7º Junte a farinha e programe 20 segundos na velocidade 5.
8º Retire o preparado para uma taça e incorpore as claras em castelo, delicadamente, com a ajuda da espátula.
9º Unte uma forma de mola com manteiga, polvilhe-a com farinha e verta a massa. Leve ao forno durante 15 minutos.
Nota: O bolo deverá ficar húmido por dentro.
Dica: Não deixe de provar esta “Maravilha de Chocolate”. Simplesmente divinal!
(Nota: a receita está transcrita do livro da Yämmi)
Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário