Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Muffins de Chocolate - Miguel

Olá a todos, lá por casa nestes dias frios raramente se vai para a cama sem uma bela chávena de chá e, tal como as especiarias, há lá por casa várias variedades de chá. Este sábado decidi fazer uns belos Muffins de Chocolate para acompanhar uma chávena de chá Príncipe.

Foram muito rápidos a fazer e ficaram bem deliciosos, foi bom deitar tarde mas com o aconchego de um chá e um Muffin acabado de fazer.

Já passaram uns dias desde que os fiz e ando com vontade de inovar esta receita (adaptada do blogue “No Reino da Paparoca”). Em breve talvez tenha novidades sobre “A Minha Receita de Muffins de Chocolate”!

Até lá, tentem resistir e comer só um…


Ingredientes:
2 Ovos
150g Leite
140g Açúcar
200g Farinha
50g Manteiga
125g Chocolate em pó
1 Colher chá de Fermento

Preparação:
Ligue o forno a 180º

Coloque as formas de papel dentro de uma forma de metal ou alumínio.

Confeção:
Derreta a Manteiga no Micro-ondas, em seguida coloque numa taça com o Açúcar e (com a ajuda de uma batedeira) bata bem estes dois ingredientes. Quando estiverem bem envolvidos acrescente um Ovo de cada vez nunca parando de bater e quando obtiver um creme bem leve e fofo acrescente o Leite e bata novamente os ingredientes para que fiquem bem incorporados.

Agora, adicione a Farinha, o Fermento e o Chocolate em Pó e com a ajuda de uma espátula envolva cuidadosamente todos os ingredientes.

Coloque uma colher de sopa do preparado anterior para as formas de papel e leve ao forno cerca de 15/20 minutos. (Não exceda os 20 min para o Muffins não secarem).


Deixe arrefecer um pouco e acrescente Açúcar em pó por cima.


Serve:
15/16 Muffins

Et Voilà - Bon Appétit

1 comentário:

  1. Sim, concordo uma bela chávena de chá nestes dias frios sabe muito bem e se for acompanhada por um docinho ainda melhor.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar