Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pudim de Maçã – Miguel

Olá a todos, por aqui continuamos no mote “Pudins”, e deixo-vos a receita de um outro Pudim, não tão tradicional como o Pudim de Ovos mas que fica bastante bom e com um excelente sabor, bem aveludado.

Esta receita foi adaptada da revista “Robot de Cozinha”.

Desfrutem de mais um momento doce…


Ingredientes:
750g Maçãs
150g Açúcar
1 Lata de Leite Condensado
6 Ovos
Caramelo Líquido qb
(pode optar por fazer o caramelo, basta ver a receita na publicação Pudim de Ovos)

Confeção:
Comece por lavar bem as maçãs, retirando-lhes em seguida a casca e os caroços. Corte-as depois em pedaços pequenos e leve-as a cozer cerca de 20/25 min (eu cozi as maçãs ao vapor para que conservassem melhor o seu sabor).

Quando cozidas, deite as maçãs num recipiente e junte-lhe o Leite Condensado, os Ovos e o Açúcar. Com a ajuda de uma varinha magica triture bem todos os ingredientes de modo a obter um creme leve e fofo.

Forre uma forma de pudim com caramelo e leve ao forno a 180º em banho-maria, cerca de 50min.
(Nota: se a meio da cozedura o pudim começar a querer queimar por cima, coloque uma prata por cima da forma)

Guarde no frio e desenforme apenas na hora de servir.

Et Voilà - Bon Appétit

3 comentários:

  1. Que bonito, quero, quero!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  2. Experimenta Susy, vais ver que fica muito bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto tão convidativo tem este delicioso pudim!!!
    E a primeira vez que visito este cantinho...mas tenho que dizer que adorei!
    E quanto aos sonhos muitas das vezes ficam por realizar...desejo que o vosso seja realizado!!!

    Muito boa sorte;
    Sobremesas de Domingo:

    ResponderEliminar