Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Bolo de Limão, Queijo Mascarpone e essência de Baunilha – Miguel

Olá a todos, mais uma receita de uma sobremesa… e esta bem diferente… quando me falaram no Bolo de Limão com Queijo Mascarpone confesso que torci o nariz, visualizei logo assim um bolo pesado e enqueijado… naaaaaa, achava que aquele bolo não iria passar pelo meu forno.

Pois bem, em conversa com um amigo blogueiro, o Carlos Bessa, que é o autor Blogue “Cozinha Aromática” trocámos impressões sobre este bolo, pois que pelos vistos ele tinha uma receita dele que fazia um bolo delicioso! O que é certo que lá me convenceu a fazer o bolo…

Ontem meti as mãos na massa e… não tenho palavras, não é que o rapaz tinha toda a razão, o bolo é MARAVILHOSO, leve e fofo.. hummmmm… Uma receita que vou guardar religiosamente.

Deixo-vos aqui a receita, foi-me oferecida por ele, por isso estou 100% autorizado a coloca-la aqui… já agora não deixem de visitar o cantinho do blogue dele e rendam-se às suas doçarias.

Quem provou repetiu, quem não provou… vai querer provar.


Ingredientes:
4 Ovos
Sal qb
 250g Açúcar
1 Colher de Café Essência de Baunilha
250g Queijo Mascarpone
Raspa e sumo de 1 Limão
160g Farinha
1 Colher de Café Fermento em Pó
(Manteiga e Farinha para untar a forma)

Confeção:
Pré aqueça o forno a 180º e unte uma forma para bolos com Manteiga e Farinha.

Em primeiro lugar separe as claras das gemas e coloque-as em taças diferentes.

Na taça das Claras acrescente uma pitada de Sal e com a ajuda de uma batedeira comece por bater as Claras. Enquanto vai batendo vá acrescentando gradualmente metade da quantidade do Açúcar (125gr) e por último a essência de Baunilha. Bata tudo muito bem até obter um creme leve e fofo parecido com chantilly. Reserve.

Novamente com ajuda da Batedeira (na velocidade máxima) junte o Açúcar às Gemas e envolva tudo muito bem. Quando obtiver um creme bem homogéneo acrescente o Mascarpone e continue a bater até que fique bem incorporado, acrescente agora a raspa e o sumo do limão e bata até estarem envolvidos no creme.

Baixe a batedeira para a velocidade mínima e acrescente a Farinha e o Fermento peneirados e deixe que se envolvam no creme.

Com a ajuda de uma espátula envolva agora muito cuidadosamente as claras no creme.

Verta a massa para a forma e leve ao forno cerca de 50 min (quando fiz o meu bolo, quando chegou aos 40 min coloquei uma prata por cima do bolo - a partir dos 30 min convém ir verificando periodicamente o estado de cozedura do bolo com a ajuda de um palito).



Et Voilà - Bon Appétit

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

American Burgers – Miguel

Olá a todos, tal como prometi no dia 18, aqui vos trago a minha versão de American Burgers. É super simples de fazer e ficam para lá de deliciosos.

A apresentação deste prato é muito importante, pois podem transformar uma simples sandes com um Hamburger em algo Gourmet e que fica tão bom ao paladar quanto a sua apresentação visual.

Sem qualquer tipo de pretensão, já foram apelidados como dos melhores hamburgers comidos até àquela data… Que exagero =P

Espero que gostem da minha versão dos tão famosos American Burgers =)



Ingredientes:

3 Hambúrgueres Caseiros (ver receita aqui)
3 Pães de Hamburger
3 Folhas grandes de Alface Iceberg
3 Fatias de Queijo Cheddar
Maionese e Ketchup – a gosto
Cebola Caramelizada (ver receita a baixo)

Confeção:

Poderá fazer todos estes passos mais ou menos ao mesmo tempo:
     Descasque, corte em palitos e frite as Batatas.
     Caramelize a Cebola (ver receita em baixo).
     Grelhe ou Frite os Hamburgers (quando os virar para cozinhar do lado oposto, coloque uma fatia de queijo Cheddar por cima).
     Lave bem a Alface e corte-a em juliana.
     Aqueça o Pão no forno ou na torradeira.

Montagem:

Sugestão de Apresentação:


Serve:
3 Pessoas.
Et Voilà - Bon Appétit

-----------------------

Cebola Caramelizada

Ingredientes:
2 Cebolas
3 Colheres de Sopa de Manteiga
2 Colheres de Sopa de Açúcar Amarelo
Sal qb

Confeção:
Corte a cebola em rodelas bem finas e o mais uniformemente possível.
Numa frigideira derreta a Manteiga e acrescente as Cebolas, vá mexendo e quando estiverem bem moles e translúcidas acrescente as colheres de Açúcar, uma pitada de Sal e baixe o lume, deixe caramelizar durante cerca de 10 min mexendo de quando em vez.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Hamburgers Caseiros - Miguel

Olá a todos, há já algum tempo que andava com vontade de comprar uma maquineta para fazer hamburgers em casa, desta vez não resisti, sei que existem vários modelos, mais ou menos profissionais, mais ou menos caros - eu comprei uma manual que me custou cerca de 10€. Poderão ver a foto do utensilio em baixo.

Com esta máquina pode-se não só poupar uns euros como dar um novo sabor aos Hamburgers. Eu gosto de os fazer já com a carne temperada e pronta a cozinhar, assim é mais rápido e prático, pois posso cozinha-los mal acabo de os fazer ou congela-los para uma refeição numa outra ocasião.

Dentro em breve publicarei também a minha receita de  American Burgers.

Ingredientes:

1 Ovo
Sal e Pimenta qb
750g Carne Picada
(mistura de Vaca e Porco)
3 Colheres de Sopa de Pão Ralado
(usei Pão ralado feito em casa com Coentros e Alho; poderá usar Pão Ralado (normal), Coentros e Alho bem picados a gosto)

Confeção:

Numa taça junte e envolva todos ou ingredientes e leve ao frigórico até à hora de os preparar.

Se tiver a máquina de fazer hamburgers faça pequenas porções de carne e siga as instruções da máquina, se o fizer manualmente faça pequenas bolas de carne e depois achate até ficarem em forma de Hamburgers.

Frite ou grelhe a gosto.

Serve:
6/7 Hamburgers.

Et Voilà - Bon Appétit

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Carne de Porco à Alentejana - Miguel

Olá a todos, como disse aqui há dias, hoje trago-vos uma receita onde usei a minha versão de Molho à Espanhola que partilhei convosco.

Esta receita tão bem conhecida de todos os portugueses, é uma das receitas que apetecem nestes dias frios e chuvosos.

Quem me deu esta receita foi a mesma pessoa que partilhou comigo a receita da Marinada.

Deixo-vos esta receita bem tradicional… espero que gostem.


Ingredientes:
1Kg Carne de Porco
1kg Amêijoas
3 Colheres de Sopa de Molho à Espanhola (clique no link para ver a receita)
750gr Batatas
1 Limão
Sal, Azeite e Banha qb
Picles e Salsa a gosto

Preparação:
Corte e Carne em cubos não muito grandes, tempere com sal, coloque o molho e deixe marinar pelo menos uma hora.

Passe as Amêijoas por água e deixe-as ficar em água para que abram e libertem a areia.

Descasque e corte as batatas aos cubos pequenos e reserve dentro de um recipiente com água.

Pique a Salsa e os picles. Descasque o limão e corte-o aos gomos pequenos.

Confeção:
Num tacho (eu usei um tacho de barro) adicione a Banha e o Azeite, quando estiver bem quente adicione a carne.

Quando a carne estiver praticamente cozinhada escorra as Amêijoas e coloque-as no tacho da carne, tape para que cozinhem também com o vapor.

Comece agora por fritar as batatas em óleo bem quente, deve deixa-las bem douradinhas e estaladiças para que não absorvam depois demasiada gordura do molho, adicione uma pitada de Sal.

Assim que as amêijoas estiverem cozinhadas acrescente a Salsa, os picles e o limão, envolva bem e deixe cozinhar uns 2/3 minutos.

Acrescente agora as batatas, envolva bem e sirva de imediato.

Serve:
4/5 Pessoas.
Et Voilà - Bon Appétit

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Molho à Espanhola - a minha versão - Miguel

Olá a todos, como já devem ter reparado sou fã de Assados e Grelhados, adoro dar um toque especial aos meus pratos, dar-lhes alguma cor e sabor.

Esta receita que vos trago hoje é muito simples: uma Marinada muito rápida de fazer e que dura semanas, guardada no frigorífico, e está sempre pronta para quando precisarem.

Podem usar em muitos pratos, basta porem a imaginação a funcionar. Na próxima receita, que irei publicar no blogue, vou usar esta marinada para verem como dá para muitos fins.

Muito obrigado ao meu amigo que partilhou esta receita comigo.

A partir de hoje os vossos Grelhados e Assados nunca mais vão saber ao mesmo…


Ingredientes:
15g Salsa
Pimenta qb
50g de Vinagre
5 Dentes de Alho
125g de óleo girassol
125g de azeite refinado
1 Colher de Sobremesa de Orégãos
30g Massa de Pimentão ou 15g Colorau Doce

Preparação:
Pique os Alhos e a Salsa.

Confeção:
Junte todos os ingredientes numa taça e envolva-os muito bem.

Utilização:
Poderá usar para temperar pratos de Carne ou Peixe, ou, por exemplo, para barrar uma peça de Carne ou Peixe e levar ao forno, ou, ainda, se estiver a fazer um churrasco, vá pincelado a peça com este molho.

Atenção que o molho não leva sal, deverá temperar de sal a carne ou o peixe que for cozinhar.

Conservação:
Se for para utilizar de imediato deixe o molho descansar pelo menos meia hora; se for para guardar, coloque-o num frasco, feche bem e guarde no frigorífico.

Sugestão:
Se quiser fazer não um molho mas uma pasta, basta reduzir a quantidade de Azeite, Óleo e Vinagre.

Et Voilà - Bon Appétit

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Biscoitos de Canela - André

Gosto muito de Bolachas e Biscoitos, mas ainda não tinha encontrado nada que me enchesse as medidas.

Perguntei a um Chefe especialista neste tipo de assuntos se me arranjava uma receita de Bolachas ou Biscoitos que fosse assim... deliciosa. Então ele surgiu com esta receita, que por acaso já tinha visto parecida em alguns blogs de culinária, mas ainda não tinha experimentado.

Parece que foi desta... deixo-vos aqui a receita.


Ingredientes:

1 Ovo
125 g de Margarina
100 g de Açúcar
300 g de Farinha
Canela em pó

Confeção:

Misture a Farinha, o Açúcar, a Margarina e o Ovo.

Quando massa estiver bem homogénea faça pequenas bolas e passe-as por Canela em pó.

Levo ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 a 25 minutos.

Serve:

Cerca de 45 a 50 Biscoitos.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Rissóis de Camarão - Miguel

Olá a todos, há sabores que são únicos e, por muitas voltas que a indústria dos pré-cozinhados possa dar, há sabores que não são comparáveis. Hoje trago-vos a receita de Rissóis de Camarão, gosto muito… Aliás, até posso dizer que adoro… mas sou mesmo muito esquisito com a qualidade e o sabor deste pastel e, assim sendo, desde há algum tempo que os faço em casa, dá um pouco de trabalho é verdade, mas o sabor suplanta qualquer Rissol comprado pré-congelado. A receita foi-me oferecida por uma amiga.

Desafio-vos a fazer e quando experimentarem irão perceber o que andam a perder. Ah… e já que se fala tanto em crise é uma forma bem boa de poupar, uma vez que esta receita rende cerca de 40/45 rissóis e como podem ser congelados é uma boa opção para quando não há nada para jantar ou a vontade para cozinhar estiver em níveis muito baixos.

A Receita Partilhada hoje… Rissóis de Camarão, atreve-se a comer só um?


Ingredientes para o Recheio:
½ Limão
1 Cebola
1Lt Água
250ml Leite
1kg Camarão
125gr Farinha
100gr Margarina
1 Colher Sopa Ketchup
Salsa, Pimenta, Sal, Noz-Moscada,

Ingredientes para a Massa:
1 Limão
650ml Água
450gr Farinha
100gr Margarina
Sal, Farinha para polvilhar e manteiga (uma noz) – qb

Ingredientes para o Polme:
3 Ovos
Pão ralado, Farinha e Óleo – qb

Preparação do Recheio:
Coza os Camarões na Água com um pouco de Sal. Quando cozidos escorra-os e reserve o caldo (se necessário coe o caldo com a ajuda de um passador). Em seguida descasque os Camarões e se forem muito grandes corte-os no sentido longitudinal.
Por último pique a Cebola e a Salsa.

Confeção do Recheio:
Leve ao lume um tacho com a Margarina e a Cebola, vá mexendo de quando em vez até a Cebola alourar. Acrescente agora a Farinha e envolva bem todos os ingredientes, vá então colocando alternadamente uma concha de caldo e um pouco de leite, mexendo bem para que fique bem cremoso, quando terminar de colocar o caldo e o Leite, acrescente o ketchup, umas gostas de Limão, pimenta, noz-moscada e a Salsa (envolva bem e se necessário retifique temperos). Deixe ao lume mais uns minutos e depois retire o recheio do lume.

Preparação da Massa:
Corte uma casca de Limão.
Unte a bancada com um pouco de azeite.

Confeção da Massa:
Numa panela junte a Água, a Margarina e a casca do Limão, quando ferver apague o lume e retire a casca do Limão. Com a ajuda de uma batedeira vá acrescentando a Farinha aos poucos batendo bem a massa até que esta se descole da panela.

Retire a massa para cima da bancada previamente untada com azeite e deixe arrefecer ligeiramente, faça agora um buraco na massa e acrescente uma noz de Manteiga, amasse bem até a manteiga se dissolver na massa e esta fique mais elástica.

Preparação dos Rissóis:
Bata os ovos com a ajuda de um garfo, coloque num prato de sopa os Ovos batidos e noutro o Pão ralado.

Confeção dos Rissóis:
Para terminar, retire um bocado de massa, faça uma bola e com a ajuda de um rolo-da-massa estenda-a, coloque uma colherada de recheio sobre a massa, feche e com a ajuda de um copo dê forma aos seus Rissóis.

Passe-os agora pelo Ovo e em seguida pelo Pão ralado.

Dica de Conservação/Confeção dos Rissóis:
Confeção:
Após fazer os Rissóis pode frita-los de imediato em óleo bem quente, no final coloque-os sobre papel absorvente e sirva-os ainda mornos.
Conservação:
Se pretender congelar os Rissóis, quando acabar de os fazer disponha-os num tabuleiro e leve ao congelador, quando congelados transfira os Rissóis para um saco plástico e guarde-os novamente, assim garante que eles não se colam uns aos outros.

Serve:
40/45 Rissóis
(a quantidade de rissóis depende do tamanho do copo que irá utilizar)

Et Voilà - Bon Appétit