Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Molho Bechamel – Miguel

Olá a todos, hoje quero deixar-vos a minha receita de Molho Bechamel, a receita não é da minha autoria mas sim do meu pai, esta é a receita que vi o meu pai fazer durante anos e anos, fica delicioso.

Espero que gostem…


Ingredientes:
1 Ovo
1l de leite
1 Colher de café de Sal
1 Colher de sopa de manteiga
1 Colher de café de Noz-moscada
2 Colheres de sopa de Farinha Maizena  (amido de milho)

Confeção:

Coloque o Leite em lume brando, quando já estiver quente retire uma concha para uma tigela e acrescente a Farinha, com a ajuda de um garfo desfaça a Farinha de modo a que não forme grumos, adicione-o em seguida ao restante Leite e junte a Noz-Moscada, o Sal e a Manteiga.

Vá sempre mexendo com uma vara de arames para que engrosse e a Farinha coza.

Bata o Ovo numa tijela e acrescente-o ao molho  em fio, lentamente, mexendo sempre para que o Ovo não coza, depois vá continuando a mexer até que o molho ganhe a consistência pretendida, sempre em lume brando.

Vá retificando os temperos.

Et Voila – Bon Apeptit

2 comentários:

  1. Esta receita é muito útil, há uma imensa variedade de pratos deliciosos que são confeccionados com este molho fantástico, há a opção de comprar já preparado, mas temos que concordar que não é nem de perto nem de longe tão saboroso quanto este caseiro. Bela dica.

    ResponderEliminar
  2. Sim, tens razão, e habitua-mo-nos a fazer da forma caseira e notamos logo a diferença no sabor final. A primeira vez pode parecer trabalhosa mas depois com o habito faz-se muito bem. Ainda bem que gostas-te da dica.

    ResponderEliminar