Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bacalhau à minha maneira - Miguel

Olá a todos, ontem apeteceu-me fazer um bacalhau com natas, apetecia-me algo cremoso, extremamente saboroso (e consequentemente calórico =S ) pois que fui até ao supermercado investigar o que me sairia quando olhasse para aquelas centenas de produtos, então fui pondo no cesto, e quando cheguei à caixa trazia:

2 embalagens de paloco (é uma espécie de farripas de bacalhau mas muito mais barato)
2 embalagens de batata frita palha
2 pacotes de natas ligeiras (light)
2 pacotes de bechamel
1 embalagem de queijo ralado (a gosto)
      Em casa já tinha:
2 cebolas grandes
1 dente de alho
1 folha de louro
Sal, pimenta e azeite a gosto

Assim sendo, cheguei a casa, pus o meu avental e pus mãos à obra, cortei a cebola as rodelas e piquei o alho, seguidamente fiz um refogado acrescentando uma folha de louro, deixei dourar bem. Seguidamente acrescentei o bacalhau e deixei ao lume durante cerca de 10 min, fui sempre retocando os temperos, depois acrescentei os pacotes de natas e bechamel, deixei ferver envolvendo sempre muito bem durante uns 5 min. No final acrescentei a batata palha e envolvi tudo muito bem.
Dispus o conteúdo do tacho num tabuleiro, cobri com o queijo ralado e levei ao forno pré aquecido a 180º durante 25 min.

E o aspecto com que ficou o meu jantar super rápido, saboroso e barato foi este, espero que gostem =)


Et voilá - bon appétit

Sem comentários:

Enviar um comentário