Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pastéis de massa tenra - André


Pois é como já disse, sou um grande fã da Bimby e das suas receitas. Apesar de não ter Bimby, isso não é impedimento para mim, dado que adapto as receitas de modo a puder faze-las na mesma.
A última receita que experimenteis foi a de massa tenra, que tanto gosto. Confesso que nunca tinha feito em casa. Quando preciso, compro sempre em embalagens já prontas no supermercado. Mas as saudades das férias bateram à porta e tive que comer um pastel de massa tenra como aquele que comi num restaurante na Travessa do Carmo nº4, O Vertigo Café Restaurante. Recomendo vivamente uma visita a este espaço com uma decoração diferente e como os respectivos pastéis deliciosos.
Confesso que o que fiz em casa ficou bastante diferente do que comi no restaurante, mas ainda assim ficou muito bom.



Ingredientes:

Para a massa
50 g de manteiga derretida
20 g de azeite
100 g de água
270 g de farinha sem fermento
1 pitada de sal


Para o recheio
300g carne de vaca picada
1 Cebola picada
2 Colheres de sopa de margarina
1 Colher de sopa de farinha
150 mL de caldo de carne
2 Gemas
Limão
Salsa ou coentros
Sal
Pimenta

Preparação
Coloque a farinha na taça da batedeira misture a manteiga o azeite a agua, posteriormente e posteriormente junte à farinha. Bata ate obter uma mistura homogénea. Deixe descansar por 2 horas. Ao fim desse tempo estenda massa numa camada não muito final e adicione o recheio como para rissóis.
Para preparar o receio, refogue a cebola picada na margarina, juntasse a carne picada e tempera-se com sal e pimenta e deixe cozinhar. Adicione então a farinha e mexe-se para não ganhar grumos, junta-se o caldo de carne e deixa-se cozinhar mais 2 minutos. Após este tempo junta-se a gemas e mexe-se, tempera-se com limão. Por fim adiciona-se a salsa ou os coentros, retira-se do lume e deixa-se arrefecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário