Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Biscoitos de milho - André




Já há muito tempo que andava de olho nuns biscoitos de milho. Tinha saudades de comer aqueles biscoitos que a minha mãe comprava religiosamente todas as sextas-feiras. Já tinha experimentado várias receitas, mas nenhuma tinha ficado como aqueles biscoitos da minha infância. Posto isto, decidi fazer uma pesquisa. Comecei pelas “teleculinarias” antigas da minha mãe, passei aos livros mais recente incluindo a minha nova “bíblia” da cozinha conventual. E depois de muitas páginas viradas encontrei, na net, mais uma receita que estava formatada para a Bimby à qual eu a formatei para a Kenwood. 
No fim-de-semana, lá convidei a Andreia e a Xana, para um jantarinho cá em casa e acabei por fazer os ditos biscoitos para acompanhar o café.


Biscoitos de milho


250 gr de farinha de milho
90 gr de açúcar
1 ovo
100 gr de manteiga
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
Raspa de um limão

Preparação
Kenwood
No copo da kenwood colocar o açúcar e o ovo e bater na velocidade máxima. Adicione a manteiga derretida sem deixar de bater. Adicione a farinha, o fermento, a canela e a raspa do limão aos poucos. Depois de obter uma massa homogénea deixe repousar no frigorífico por 30/40 min.
Ligue o forno a 180ºC, e comece a fazer bolinhas com a massa. Coloque numa folha de papel vegetal para ir ao forno. Quando estiverem dourados, estão prontos.

Bimby
Colocar o açúcar e pulverizar uns segs., adicionando de seguida a manteiga e ovo, 10segs.Vel.4.
Adicionar a farinha e o fermento, e a canela e a raspa de limão e programar 20Segs.Vel.6.
Colocar a massa 30/45 minutos no frigorífico para se moldar melhor.
Colocar a massa em forma de bolinhas e ir colocando numa folha de papel vegetal para ir ao forno.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante uns minutos até ficarem loirinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário