Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Tarte de Amêndoas - Miguel

Olá a todos, a receita que hoje gostaria de partilhar convosco é a receita de Tarte de Amêndoas da minha mãe. Esta receita já serviu muitas festas e aniversários, amigos e familiares não se cansam de a provar, é extremamente simples de fazer e sai quase sempre bem, basta estar atento enquanto se faz a tarte.

Não vos poderei falar sobre a origem da receita, pois já nem ela sabe quem lha deu, foi feita e adaptada tantas vezes que me atreveria a dizer que esta receita é original dela.

Uma tarte que sabe bem em dias frios com um belo chá, ou no verão com um refresco. Espero que gostem!


Ingredientes:

Base:
200g de Açúcar
200g Manteiga
2 Ovos
3 Colheres de Sopa de Leite
200g Farinha

Creme:
100g Açúcar
100g Manteiga
125g Amêndoas Palitadas
5 Colheres de Sopa de Leite

Pré-aqueça o forno a 180º.

Preparação da Base:

De preferência com uma batedeira numa velocidade alta, comece por bater a Manteiga até obter um creme, em seguida acrescente o Açúcar e bata novamente até o Açúcar se dissolver na manteiga, acrescente agora um Ovo de cada vez, batendo bem todos os ingredientes (se tiver uma batedeira com taça incorporada não necessita de desligar a batedeira), adicione o leite, continuando a bater. Após obter um creme bem aveludado, coloque a velocidade da batedeira no mínimo e vá acrescentado a farinha aos poucos (se bater a farinha numa velocidade muito alta o bolo terá tendência a ficar rijo e seco).

Numa tarteira antiaderente ou untada com manteiga, acrescente a base e leve ao forno 10/20 minutos ou até a mesma ficar cozida e dourada (ver segunda imagem).

Preparação do Creme:

Num tacho, coloque em lume brando todos os ingredientes (Açúcar, Manteiga, Amêndoas e o Leite), envolva tudo muito bem. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 3/4 minutos, mexendo sempre (atenção que o lume não deverá estar demasiado alto!).

Confeção da Tarte:

Quando a Base estiver cozida, acrescente o Creme (ver segunda imagem) e leve ao forno durante cerca de 10 a 15 minutos, ou até o creme ficar dourado.

Et Voilà - Bon Appétit

3 comentários:

  1. Adoro tarte de amêndoa!
    No meu Alentejo faz-se uma bem parecida mas imagino, que essa esteja igualmente deliciosa

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Adoro tarte de amêndoa!
    Parabéns pelo blog, vou cá passar mais vezes

    ResponderEliminar
  3. Olá Mariana e Marisa, obrigado pela vossa visita, esperamos pela vossa visita mais vezes.

    Sejam bem vindas ao nosso blogue!

    Beijinhos André e Miguel

    ResponderEliminar