Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Musse de Chocolate - Miguel

Olá a todos, hoje trago-vos uma receita que evoca a infância, não só pela receita que é, como pelo sabor da mesma.

Em conversa no escritório, num intervalinho de trabalho, dissertávamos sobre comidas e doces que devorávamos e adorávamos quando eramos catraios, até que se falou na famosa Musse de Chocolate, que foi, por unanimidade, o doce de eleição! Então, uma das minhas colegas falou da sua receita de musse, receita essa que já veio do livro de receitas da mãe dela. Claro está, não descansei até fazer a tal musse: aproveitando a ocasião do aniversario do filho de uns amigos, levei a famosa… Parece que miúdos e graúdos adoraram a musse, e, aqui entre nós, é fácil, fácil de fazer!

Boas guloseimas…



Ingredientes:
6 Ovos
6 Colheres de Sopa de Açúcar
2 Colheres de Sopa de Leite
50g de Manteiga
1 Tablete de Chocolate de Culinária – 200gr (de boa qualidade)

Preparação:
Comece por partir em pedaços pequenos a tablete de chocolate.
Separe as Gemas das Claras (pode colocar as Gemas e as Claras já nas taças próprias para bater).

Confeção:
Em banho-maria derreta o Chocolate juntamente com a Manteiga envolvendo bem os ingredientes. Quando derretido, acrescente as colheres de Leite e volte a envolver.

Com a batedeira bata o Açúcar junto com as gemas, quando obtiver um creme bem homogéneo acrescente o Chocolate derretido e volte a bater todos os ingredientes até formar um creme.

Bata as claras em castelo e, assim que estiverem bem batidas, envolva-as suavemente no creme de Chocolate. Coloque numa taça e leve ao frigorífico até à hora de servir.

Et Voilà - Bon Appétit

Sem comentários:

Enviar um comentário