Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Feijão com Massa - Miguel

Olá a todos, o frio persiste, a chuva teima em cair e a vontade de nos sentirmos aconchegados cresce, procuramos o conforto do nosso lar para colmatar as carências que a meteorologia nos impõe.

O almoço de domingo quer-se reconfortante, que o fim de semana já vai longo e o relógio teima em nos tirar as ultimas horas para mais um início de semana.

A base desta receita é antiga, tal como é antiga a junção destes ingredientes, a sua origem… quem sabe?! Eu só posso afirmar que a faço sempre que os desejos ordenam, e não há inverno que não seja servida a travessa de Feijão com Massa acabada de fazer.

Feijão com Massa… um nome simples para uma receita simples.


Ingredientes:

1 Malagueta (opcional)
2 Dentes de Alho
1 Cebola Média
1 Chouriço
5 Fatias de Entremeada
Azeite qb
1 Farinheira
Massa Macarrão Riscado qb (pequena)
1 Folha de Louro
2 Colheres Sopa Polpa de Tomate
½ Copo Vinho
1 Frasco de Feijão Manteiga
Ovos (1 por pessoa)
Coentros, Sal e Pimenta qb

Preparação:

Abra a Malagueta ao meio e retire as sementes, em seguida pique a Malagueta, o Alho e a Cebola.

Corte o Chouriço em rodelas não muito grossas e a entremeada em tiras não muito grandes.

Coloque em tachos separados a Farinheira e a Massa a cozer, a Massa deverá levar apenas 2/3 minutos de cozedura (s/Sal).

Confeção:

Num tacho junte o Azeite, o Alho, a Cebola, o Louro e a Malagueta, deixe refogar, quando estiver bem apurado acrescente o Chouriço e a Entremeada e deixe cozinhar uns minutos.

Misture agora a Polpa de Tomate envolvendo muito bem todos os ingredientes acrescentando o vinho em seguida, deixe apurar uns minutos e junte o Feijão diretamente do frasco sem o escorrer e tempere com Sal e Pimenta.

Quando levantar fervura junte a Massa mal escorrida com a ajuda de uma escumadeira, (reserve a restante água de cozedura da massa), adicione os Ovos para que possam escalfar e deixar ferver em lume brando por 10/15 minutos. Se necessário retifique temperos. (se estiver a secar vá acrescentando a água da cozedura da massa).

Corte finamente os Coentros e a Farinheira as rodelas.

Retire os ovos para um prato e deite a Massa com Feijão para uma travessa, acrescente então os Ovos, os Coentros e a Farinheira por cima.

Serve:

5/6 Pessoas
Et Voilà - Bon Appétit

2 comentários:

  1. Em gíria, este era um prato de "sustança" ou com substância. É uma boa comida de conforto para os dias frios que estamos a atravessar. Uma refeição completa e muito aromática, pelos enchidos que a acompanham. Devia estar deliciosa! bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito boa sim! E se for feita com enchidos caseiros hummmmm fica ainda melhor.

      Eliminar