Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Molho à Espanhola - a minha versão - Miguel

Olá a todos, como já devem ter reparado sou fã de Assados e Grelhados, adoro dar um toque especial aos meus pratos, dar-lhes alguma cor e sabor.

Esta receita que vos trago hoje é muito simples: uma Marinada muito rápida de fazer e que dura semanas, guardada no frigorífico, e está sempre pronta para quando precisarem.

Podem usar em muitos pratos, basta porem a imaginação a funcionar. Na próxima receita, que irei publicar no blogue, vou usar esta marinada para verem como dá para muitos fins.

Muito obrigado ao meu amigo que partilhou esta receita comigo.

A partir de hoje os vossos Grelhados e Assados nunca mais vão saber ao mesmo…


Ingredientes:
15g Salsa
Pimenta qb
50g de Vinagre
5 Dentes de Alho
125g de óleo girassol
125g de azeite refinado
1 Colher de Sobremesa de Orégãos
30g Massa de Pimentão ou 15g Colorau Doce

Preparação:
Pique os Alhos e a Salsa.

Confeção:
Junte todos os ingredientes numa taça e envolva-os muito bem.

Utilização:
Poderá usar para temperar pratos de Carne ou Peixe, ou, por exemplo, para barrar uma peça de Carne ou Peixe e levar ao forno, ou, ainda, se estiver a fazer um churrasco, vá pincelado a peça com este molho.

Atenção que o molho não leva sal, deverá temperar de sal a carne ou o peixe que for cozinhar.

Conservação:
Se for para utilizar de imediato deixe o molho descansar pelo menos meia hora; se for para guardar, coloque-o num frasco, feche bem e guarde no frigorífico.

Sugestão:
Se quiser fazer não um molho mas uma pasta, basta reduzir a quantidade de Azeite, Óleo e Vinagre.

Et Voilà - Bon Appétit

3 comentários:

  1. Bela dica.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta tua versão de Molho à Espanhola, embora seja diferente da minha.
    O Molho à Espanhola que sempre se fez na casa dos meus pais, levava cebola picada e salsa, azeite, vinagre e colorau e servia-se sempre com Carapaus Grelhados.
    Esta tua versão com a sugestão de guardar no frigorífico, é óptima para as pessoas que têm pouco tempo ou não gostam muito de cozinhar. Assim, quando precisam, é só ir ao frigorífico e temperar a comidinha! Boa ideia! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim eu também faço a tua versão sempre que como carapaus grelhados. Adorooo

      Mas esta também fica bastante boa.

      Bjks

      Eliminar