Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Pizaria Luzzo - André

Recentemente passei a visitar o meu amigo Miguel, coautor deste blogue, com maior regularidade em virtude da minha atual situação profissional. Sempre que me desloco a Lisboa, tento marcar um Almoço ou um Jantar com ele. Obviamente que a escolha e marcação do restaurante fica sempre a seu cargo.

Numa das últimas vezes fomos até à Pizzaria Luzzo.


Uma pizaria que fica no centro de Lisboa, na Rua de Santa Marta mesmo em frente ao Hospital com o mesmo nome. O espaço é bastante acolhedor, ambiente simpático, descontraído e decorado bem a meu gosto, tons madeira e pastel ao natural. A esplanada também muito agradável agora que o tempo convida a um almoço/jantar ao ar livre, é ótima também para quem não despensa o seu cigarrinho antes, durante ou depois da refeição.

(Opção -  Menu interativo)

O atendimento também é bastante agradável, os empregados são bastante simpáticos, atenciosos e sempre prontos ajudar ou a sugerir um prato.


Mas vamos ao que realmente importa, a comida! Ora, estamos numa pizaria e claro o seu prato principal deverá ser: Piza, e sem dúvida que as Pizas são o ex libris desta casa, mas não posso deixar de falar das entradas que são, a meu ver, deliciosas. Adorei os Espargos enrolados em Presunto e fritos com um polme maravilhoso, estes fazem-se acompanhar com uma Maionese de Caril soberba.

(Peixinhos da Horta Italianos com Maionese de Caril e Lima)

Não fica atrás obviamente das Azeitonas panadas ou do Queijo também panado que acompanha com uma compota de morango caseirinha.

(Azeitonas Panadas)

Outra das entradas que não posso deixar de enaltecer é a Foccacia que acompanha com um molho Pesto aveludado e um Azeite com Vinagre Balsâmico que nos transportam diretamente para as maravilhosas paisagens da bela Itália.

(Foccacia acompanhada de Molho Pesto e Azeite com vinagre balsâmico)

Agora falemos do prato principal, a Piza, é realmente boa, massa fina cozinhada num tradicional forno a lenha. A que tive oportunidade de provar levava de Ananás caramelizado, Cogumelos Naturais e Bacon tostado… Speechless! Não há palavras para descrever esta refeição…

(Piza Luzzo)



















Mas sei que o Miguel já provou algumas pizas, entradas e sobremesas além das já descritas, nomeadamente: Creme de cogumelos, Camembert grelhado, Piza Onassis, Piza Alice in Wonderland e o Cheesecake como sobremesa. O que ele me transmitiu foi “estou viciado nesta Pizaria” e mais não digo.

Deixo contudo a sugestão: tentem melhorar a carta de vinhos, pedimos um vinho a copo, que a meu ver, e reforço, a meu ver, podia ser uma melhor escolha! Hoje em dia há tantos vinhos bons e com tão boa qualidade que é só preciso parar e procurar um pouquinho, se precisarem de concelhos é só dizer.
Em suma, uma experiência excelente que recomendo vivamente!

Informações Úteis:

Pizzaria Luzzo
Rua de Santa Marta, n.º 37 e 37 A
1150-293 Lisboa
Tel.: 213 570 518 Tlm.: 968 997 826
Site / Facebook / E-mail

Horário de funcionamento:
12H00 – 15H00 (Almoço)
20H00 – 24H00 (Jantar)

Sem comentários:

Enviar um comentário