Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Pizaria Luzzo - André

Recentemente passei a visitar o meu amigo Miguel, coautor deste blogue, com maior regularidade em virtude da minha atual situação profissional. Sempre que me desloco a Lisboa, tento marcar um Almoço ou um Jantar com ele. Obviamente que a escolha e marcação do restaurante fica sempre a seu cargo.

Numa das últimas vezes fomos até à Pizzaria Luzzo.


Uma pizaria que fica no centro de Lisboa, na Rua de Santa Marta mesmo em frente ao Hospital com o mesmo nome. O espaço é bastante acolhedor, ambiente simpático, descontraído e decorado bem a meu gosto, tons madeira e pastel ao natural. A esplanada também muito agradável agora que o tempo convida a um almoço/jantar ao ar livre, é ótima também para quem não despensa o seu cigarrinho antes, durante ou depois da refeição.

(Opção -  Menu interativo)

O atendimento também é bastante agradável, os empregados são bastante simpáticos, atenciosos e sempre prontos ajudar ou a sugerir um prato.


Mas vamos ao que realmente importa, a comida! Ora, estamos numa pizaria e claro o seu prato principal deverá ser: Piza, e sem dúvida que as Pizas são o ex libris desta casa, mas não posso deixar de falar das entradas que são, a meu ver, deliciosas. Adorei os Espargos enrolados em Presunto e fritos com um polme maravilhoso, estes fazem-se acompanhar com uma Maionese de Caril soberba.

(Peixinhos da Horta Italianos com Maionese de Caril e Lima)

Não fica atrás obviamente das Azeitonas panadas ou do Queijo também panado que acompanha com uma compota de morango caseirinha.

(Azeitonas Panadas)

Outra das entradas que não posso deixar de enaltecer é a Foccacia que acompanha com um molho Pesto aveludado e um Azeite com Vinagre Balsâmico que nos transportam diretamente para as maravilhosas paisagens da bela Itália.

(Foccacia acompanhada de Molho Pesto e Azeite com vinagre balsâmico)

Agora falemos do prato principal, a Piza, é realmente boa, massa fina cozinhada num tradicional forno a lenha. A que tive oportunidade de provar levava de Ananás caramelizado, Cogumelos Naturais e Bacon tostado… Speechless! Não há palavras para descrever esta refeição…

(Piza Luzzo)



















Mas sei que o Miguel já provou algumas pizas, entradas e sobremesas além das já descritas, nomeadamente: Creme de cogumelos, Camembert grelhado, Piza Onassis, Piza Alice in Wonderland e o Cheesecake como sobremesa. O que ele me transmitiu foi “estou viciado nesta Pizaria” e mais não digo.

Deixo contudo a sugestão: tentem melhorar a carta de vinhos, pedimos um vinho a copo, que a meu ver, e reforço, a meu ver, podia ser uma melhor escolha! Hoje em dia há tantos vinhos bons e com tão boa qualidade que é só preciso parar e procurar um pouquinho, se precisarem de concelhos é só dizer.
Em suma, uma experiência excelente que recomendo vivamente!

Informações Úteis:

Pizzaria Luzzo
Rua de Santa Marta, n.º 37 e 37 A
1150-293 Lisboa
Tel.: 213 570 518 Tlm.: 968 997 826
Site / Facebook / E-mail

Horário de funcionamento:
12H00 – 15H00 (Almoço)
20H00 – 24H00 (Jantar)

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Bolo Húmido de Limão - Miguel

Olá a todos, o contraste doce e amargo é algo que me agrada, gosto que cada garfada proporcione uma explosão de sabores! Este bolo é isso mesmo que faz: a parte doce e amanteigada do Bolo é contrabalançada com uma delicada calda de Limão.

Em cada garfada desta receita esperamos encontrar algo apenas doce e saboroso, mas somos surpreendidos pela frescura do limão que nos faz despertar os sentidos.

No inverno, servido à temperatura ambiente, leva-nos a sentir saudades das frescas noites de verão, mas quando saboreado nos dias quentes, acompanhado com uma Bola de Gelado, sentimos que uma simples fatia nos transporta para uma sensação de frescura que toma conta do nosso palato.

A receita original deste bolo é de uma das minhas cozinheiras favoritas, Nigela Lowson. Fiz pequenas adaptações mas o mérito da receita é todo dela. Espero que gostem e que partilhem esta receita que ao ser saboreada nos traz o verão em todas as estações do ano!

  


Ingredientes para o Bolo:

200g Manteiga
200g Açúcar
200g Farinha de Amêndoa
100g Farinha de Milho
1 ½ Colheres de Chá de Fermento em Pó
3 Ovos
2 Limões
Manteiga qb
Farinha (para untar a forma)

Ingredientes para a Calda:

2 Limões
125g Açúcar em Pó

Preparação:

Forre o fundo de uma forma de 23 centímetros (de preferência desmontável) com papel vegetal e em seguida unte o papel e as laterais da forma com Manteiga.

Raspe e esprema os dois limões, deverá reservar a raspa para o Bolo e o sumo para a Calda.

Numa taça junte e envolva as três Farinhas: Farinha de Amêndoa, Farinha de Milho e Fermento em Pó.

Ligue o forno a 180º.

Confeção do Bolo:

Junte Manteiga com Açúcar e com a ajuda de uma batedeira envolva bem estes dois ingredientes. Quando estiverem bem envolvidos, e sem parar de bater, junte alternadamente duas colher de sopa da mistura de farinhas e em seguida um ovo, repetindo o processo até incorporar completamente todos os ingredientes.

Por último acrescente as raspas do limão e bata até que estas se incorporem na massa.

(Nota: Poderá parecer que a massa fica um pouco espessa, mas é mesmo assim.)

Verta agora a massa para a forma previamente untada e leve ao forno pré-aquecido durante 40 min. No meu caso, aos 30 minutos coloquei uma prata por cima do bolo pois já estava com um lindo tom dourado, por isso, esteja atento! Verifique o estado da cozedura fazendo o teste do palito.

Quando estiver cozido retire do forno e deixe arrefecer por 5/10 minutos. Desenforme o bolo e prepare a Calda.

Confeção da Calda:

Leve ao lume o Açúcar e o sumo dos Limões. Com a ajuda de uma vara de arames mexa bem para que o Açúcar se dissolva. Até levantar fervura vá mexendo de quando em vez. Quando levantar fervura estará pronta.

Enquanto a Calda não ferve, com um fio de esparguete cru, pique todo o bolo para que a Calda entranhe mais facilmente.

(Dica: Ao usar um fio de esparguete não se irá notar que o bolo está picado por cima.)

Quando a Calda estiver pronta verta-a por cima do Bolo e deixe que o mesmo embeba todo o líquido.

Reserve o bolo no frigórico e sirva-o bem fresco ou, se preferir, à temperatura ambiente. Se desejar, acompanhe com uma bola de gelado a gosto.

Et Voilà - Bon Appétit


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pudim de Ananás - Miguel

Olá a todos, acho que começa a ser evidente o quanto aprecio sobremesas e principalmente Pudins!

Já publiquei no blogue as receitas de Pudim de Maçã , Pudim de Pão e o tradicional mas não menos delicioso Pudim de Ovos.

Hoje quero partilhar convosco uma nova receita: Pudim de Ananás. Quando o provei digamos que o poderia adjetivar de diferente, refrescante, delicado, saboroso… uma sobremesa diferente que nos prende pelo seu sabor tão distinto, a escolha ideal para o Verão.

A receita foi adaptada de um blogue que sigo e que de que já vos falei anteriormente, “Cozinha Aromática”. Nunca é de mais relembrar o blogue e convidar-vos a visita-lo. A ideia de fazer a receita partiu precisamente do desafio do seu autor para que eu testasse a sua receita. Fiz o teste e … está aprovadíssima! (Vamos aguardar que ele, em breve, teste uma das minhas receitas, também!...).

Pudim de Ananás… Diferente, refrescante, delicado e saboroso.


Ingredientes:

1 Lata grande de ananás em calda
200ml Água
450g Açúcar
2 Colheres de chá de Amido de Milho (Farinha Maizena)
12 Ovos

Caramelo Liquido qb
(pode optar por fazer o caramelo. Ver receita, abaixo)

Preparação:

O primeiro passo desta receita é untar uma forma com caramelo líquido. Se optar pelo caramelo de compra poderá untar diretamente a forma, se preferir fazê-lo em casa basta seguir a receita abaixo.

Abra a lata do Ananás e verta toda a calda para dentro de uma panela média, em seguida corte as rodelas de Ananás em pedaços pequenos e vá colocando dentro da panela onde está a calda. Em seguida, acrescente a Água e o Açúcar, ligue o lume e quando começar a ferver deixe ao lume cerca de 10 minutos.

Passados os 10 minutos, apague o lume e com a ajuda de uma Varinha Mágica triture todo o preparado até obter um creme bem homogéneo.

Deixe agora o creme arrefecer totalmente. Quando arrefecido, ligue o forno a 180º.

Coloque o Amido de Milho numa tigela de sopa e acrescente uma concha do creme já arrefecido e dissolva bem a farinha.

Adicione agora ao creme que está na panela o caldo do Amido de Milho e os Ovos e volte a triturar tudo com a Varinha Mágica até obter um creme mais aveludado.

Com a ajuda de um passador, coe o creme para dentro da forma previamente untada com Caramelo.

Coloque a forma num tabuleiro com água quente e leve ao forno em banho-maria cerca de 45 min. Poderá verificar o estado da cozedura com um palito limpo. (Tal como se verifica o estado de cozedura de um bolo, não deixe cozinhar demasiado)

Leve ao frigorífico até à hora de servir e desenforme quando estiver bem fresquinho. (Poderá fazer de uma dia para o outro, fica igualmente bom!)

Et Voilà - Bon Appétit
____________________

Caramelo Liquido

Ingredientes:

100gr Açúcar
6 Colheres de Sopa de Água

Confeção:

Num tacho leve ao lume o Açúcar com a Água, mexa apenas para dissolver o açúcar. Assim que começar a ferver, tome atenção, pois é um instante até ficar em ponto caramelo. Quando começar a ficar amarelo volte a mexer até ficar no ponto pretendido. Deite de imediato na forma, forrando-a uniformemente.

Nota: Muita atenção ao manuseamento do Caramelo para que não ocorram acidentes domésticos.