Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

NY Cheesecake - Miguel

Olá todos, a receita que quero partilhar hoje convosco é a prova de que uma sobremesa pode ser deliciosa, bonita e ao mesmo tempo fácil de fazer.

Apresento-vos a sobremesa típica da cidade que eu adoro, Nova York. Esta é a minha versão do tão famoso NY Cheesecake - infelizmente (ou năo), a receita não me foi dada por um Nova Iorquino ou Americano mas sim por um Inglês! E alguém que merece todo o meu respeito e que sei que mesmo não sendo Americano respeita a cozinha e a meu ver pode ser considerado um cozinheiro do Mundo – Jamie Oliver. Que sou fã e que é o meu ídolo na Cozinha já não é novidade, e fazer as suas receitas e sempre um prazer, só tenho pena que ele não me tenha dado a receita pessoalmente =P

Dedico esta receita ao grupo de amigos para os quais a fiz e além de todos os ingredientes que ela leva, coloquei o meu ingrediente secreto, aquele que coloco em todas as receitas – AMOR. Uma vez que dois desses amigos tinham chegado recentemente da sua viagem a Nova York, quis presenteá-los com este cheesecake para que pudessem continuar a viajar mesmo já estando em terras Lusitanas.

Para terminar, estreio aqui uma nova forma de apresentar a confeção das minhas receitas: passo-a-passo, sem grandes palavreados que tornam as receitas longas longas. Decidi também juntar ao longo da descrição da confeção as quantidades, temperaturas e tempos de forma destacada para que não tenha de estar sempre a andar para cima e para baixo quando estiver a confecionar as suas refeições. Dê-me a sua opinião pois ela é importante para a apresentação de futuras receitas partilhadas.


Ingredientes Base:

350g Bolachas Digestivas
120g Manteiga s/ sal (mais um pouco para untar a forma)

Ingredientes Creme:

900g Queijo Creme light (tipo Philadelphia)
150g Açúcar
5 Ovos grandes
125ml Sumo de Limão (3/4 limões dependendo do tamanho)
1 Colher sopa de Aroma de Baunilha
Raspa de 1 Limão

Ingredientes Cobertura:

3 Ovos Grandes (só a clara)
110g Açúcar
40g Coco ralado (opcional, eu não usei)
Raspa de 1 Limão (opcional, eu não usei)

...//...

Preparação:

    - Pré-aquecer o forno a 160º;
    - Untar com Manteiga uma forma com aro de 24cm de diâmetro;
    - Retirar o sumo aos limões;
    - Tirar a raspa de um limão.

...//...

Confeção Base:

    - Colocar as Bolachas (350g) num processador/picadora e triturar até ficarem em migalhas;
    - Misturar a Manteiga derretida (120g);
    - Espalhar a massa sobre a forma e apertar bem com o fundo de uma colher de sopa;
    - Reservar no Frigorífico;

Confeção Creme:

    - Colocar o Queijo Creme (900g) num processador/picador/liquidificador ou numa taça grande se preferir usar a Varinha-Mágica.

    - Adicionar (com a trituradora/varinha-mágica a funcionar):
        o Açúcar (150g);
        o Ovos (5) (colocar 1 a 1);
        o Sumo de Limão (125ml);
        o Aroma de Baunilha (1 c. sopa);
        o Raspa do Limão (1);

    - Colocar este creme na forma que guardou no frigorífico;
    - Levar ao forno durante 45 a 55min (ainda deverá estar a oscilar um pouco quando retirar);

    - Retirar do forno e reservar por 15min.
    - Aumentar o forno para os 220º;

Confeção Cobertura:

    - Bater as Claras em castelo (3);
    - Adicionar o Açúcar (110g), pouco a pouco;
    - Bater até ficar espesso e brilhante;
    - Colocar o Coco (40g) e mexer cuidadosamente;

    - Colocar por cima do Cheesecake já arrefecido;
    - Espalhar bem e fazer um efeito nuvem ou com picos (cerca de 2cm de espessura);

    - Levar ao forno por 5min ou até ficar dourado;
    - Tirar do forno, deixar arrefecer e colocar no frio durante umas horas.

    - Enfeitar com raspas de limão (opcional)

Et Voilà - Bon Appétit



1 comentário:

  1. Obrigada pelo carinho de sempre e pelo miminho especial com que nos brindaste depois da nossa magnífica viagem a NY (brevemente será a tua vez ). Adorei o cheesecake. MARAVILHOSO!!!

    ResponderEliminar