Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sopa de Peixe - Miguel

Olá a todos, a receita que hoje gostaria de partilhar com vocês provém da vontade que tinha já há algum tempo de fazer Sopa de Cação, já que o meu pai fala muita vez da maravilhosa Sopa de Cação que comeu em tempos no Alentejo! Confesso que não lhe consegui fazer a famosa sopa, uma vez que não encontrei Cação, nem no mercado da minha zona, quer no supermercado!... Mas, quando perguntei na peixaria do mercado sobre um peixe bom para o efeito, a senhora disse-me para levar Tintureira, que seria muito similar e que faria uma sopa de peixe igualmente boa.

Aproveitei que me torceram um raminho de Poejos do Alentejo e lancei mãos à obra! Investiguei em vários sites e blogues sobre uma receita de sopa de Cação mas, infelizmente, não houve nenhuma que me satisfizesse a 100%... Assim, esta minha receita de Sopa de Peixe advém da junção e da adaptação das várias receitas que consultei.

Espero que gostem…


Ingredientes:

4 Postas de Tintureira
1 Folha de Louro
2 Gemas
1 Litro de Água
1 Cebola grande
3 Dentes de Alho
1 Colher de sopa de Farinha
2 Colher de chá de vinagre
Pão Alentejano (fatiado) q.b.
Sumo de um Limão
Azeite, Sal, Pimenta, Poejos (ou coentros) qb

Confeção:

Numa panela, adicione a Água, um fio de Azeite, Sal e a Tintureira. Quando começar a ferver, deixe em lume brando cerca de 5/7 minutos ou até o peixe estar no ponto. Quando estiver cozido, com a ajuda de uma escumadeira, retire a tintureira e reserve.

Entretanto pique a Cebola e os dentes de Alho, em seguida, num outro tacho (eu usei um tacho de barro), coloque mais ou menos quatro colheres de sopa de Azeite, a Cebola e os Alhos finamente picados e a folha de Louro. Ligue o lume e faça um refogado ligeiro, acrescentando de seguida metade da Água de cozer a tintureira e um raminho de Poejos.

Enquanto o preparado anterior não ferve, numa tijela junte a Farinha, as colheres de Vinagre e uma concha da Água de cozer a tintureira e com a ajuda de uma vara de arames desfaça bem a farinha. Adicione de seguida ao tacho da sopa e deixe cozinhar a farinha fervendo sempre em lume brando, uns minutos. Vá agora adicionando aos poucos o restante caldo de cozer o peixe.

Entretanto, numa outra tijela desfaça as gemas numa concha de sopa e acrescente à sopa, deixe cozinhar mais uns cinco minutos e retifique os temperos.

Torre as fatias de pão e vá dispondo-as num pirex fundo, coloque o peixe por cima do pão e verta a sopa em seguida, regue com sumo de limão a gosto e embeleze com um raminho de poejos por cima. (ver montagem abaixo)

Et Voilà - Bon Appétit


Sem comentários:

Enviar um comentário