Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Victoria Sponge Cake - Miguel

Olá a todos… Rachel Allen… para mim a rainha da doçaria britânica, os seus doces e receitas são tão encantadores como ela, descobri esta cozinheira por acaso no canal 24Kitchen, e é claro, não descansei enquanto não vi todos os episódios do seu programa: Doce Diário (“Rachel Allen’s Cake Diaries” no original), bem como espiolhei o seu site, facebook e os seus livros, posso dizer que aprendi muitas técnicas de doçaria e receitas com esta Senhora.

Passando agora ao Bolo, Victoria Sponge Cake, segundo o que andei a investigar, a sua origem parece que remonta ao Séc. XVIII, sendo que a primeira vez que saiu redigido em livro foi em 1874, pela mão de Isabella Beeton cujo a obra tinha o nome de “Mrs. Beeton's Cookery and Household Management”, também pelo que li este bolo era o favorito da Rainha Vitória, daí o nome Victoria Sponge Cake, este bolo foi durante anos e anos o favorito para ser servido no five o'clock tea, sendo um bolo elegante e que era maravilhosamente acompanhado com uma chávena de chá. Salão Nobre ou Casa Senhorial tinha de ter o seu Victoria Sponge Cake servido as 17h00 em ponto, elas vestidas e penteadas a preceito com as suas porcelanas importadas e talheres de prata degustavam este doce entre risadas sobre este ou aquele Nobre. Enquanto na outra sala os Nobres traçavam estratégias para próxima caçada, também se deliciando com esta maravilhosa iguaria.

Não querendo alongar muito mais, gostava apenas de vos deixar a informação que a receita foi retirada na íntegra das receitas de Rachel Allen, a única coisa que poderá ter sido alterada advém da adaptação da tradução que efetuei do inglês, espero que gostem.

Já agora, porque não com a chegada dos dias frios, num sábado ou domingo à tarde convidar amigos e fazer um five o'clock tea?! Eles vão adorar e querer repetir.


Ingredientes:
175g Manteiga (à temperatura ambiente)
175g Açúcar + 3 Colheres de Sopa de Açúcar
175g Farinha
3 Ovos
1 Colher de Chá de Fermento em pó
1 Colher de Sopa de Leite
1 Pacote de Natas (para bater)
1 Frasco de 375g Doce de Morango (ou amora, ou frutos silvestres…)

2 Formas de 18/20cm com abertura
Nota: Se não tiver 2 formas utilize apenas uma, terá apenas depois de cortar o bolo ao meio.

Confeção:
Pré-aqueça o forno a 180º.

Cubra o fundo das formas com papel vegetal e unte em seguida todo o seu interior.

Com a ajuda de uma batedeira elétrica (na velocidade máxima) bata a Manteiga até esta estar bem macia, adicione em seguida o Açúcar e volte a bater até obter uma mistura leve e fofa.

Numa tigela à parte bata os ovos, então, vá acrescentando gradualmente à mistura de manteiga, continuando sempre a bater, quando obter uma mistura bem homogénea acrescente o Leite e bata por mais um ou dois minutos.

Peneire a Farinha junto com o Fermento para dentro da taça do preparado e com a batedeira no mínimo (ou com a ajuda de uma espátula) envolva a farinha cuidadosamente na massa.

Divida a massa pelas duas formas espalhando-a com a ajuda de uma espátula, e leve-as em seguida ao forno cerca de 25 minutos ou até estar cozida.

Quando estiver cozido deixe arrefecer cerca de 10 minutos dentro da forma e em seguida desenforme e deixe arrefecer completamente.

Bata as natas com 2 ou 3 colheres de Açúcar (vá provando até ficar ao seu gosto).

Quando totalmente arrefecido coloque um dos bolos na forma de servir e com a ajuda de uma colher cubra com o doce espalhando-o uniformemente sem deixar transbordar, seguidamente deite por cima as natas batidas e repita o processo, coloque o outro bolo por cima (tipo tampa) e decore com Açúcar refinado ou em pó.

Et Voilà - Bon Appétit

3 comentários:

  1. Fantástico bolo Miguel, adorei a combinação de sabores, não conhecia a receita mas é tentadora, qualquer dia terei que e reproduzir.
    Obrigado pela partilha.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Também vi esta receita no programa e adorei, vou ter de experimentar!
    Ficou lindo e deve ser delicioso!
    Também já vi alguns dos livros na Amazon. Aconselha algum em particular?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Carlos Bessa - A nivel de sabor fica muito bom! Quando fiz partilha para vermos o resultado final :) Abraço

    Helena Pereira - Vale a pena o esforço, fica bom e faz um "vistaço" :)

    ResponderEliminar