Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Bolo Húmido de Limão - Miguel

Olá a todos, o contraste doce e amargo é algo que me agrada, gosto que cada garfada proporcione uma explosão de sabores! Este bolo é isso mesmo que faz: a parte doce e amanteigada do Bolo é contrabalançada com uma delicada calda de Limão.

Em cada garfada desta receita esperamos encontrar algo apenas doce e saboroso, mas somos surpreendidos pela frescura do limão que nos faz despertar os sentidos.

No inverno, servido à temperatura ambiente, leva-nos a sentir saudades das frescas noites de verão, mas quando saboreado nos dias quentes, acompanhado com uma Bola de Gelado, sentimos que uma simples fatia nos transporta para uma sensação de frescura que toma conta do nosso palato.

A receita original deste bolo é de uma das minhas cozinheiras favoritas, Nigela Lowson. Fiz pequenas adaptações mas o mérito da receita é todo dela. Espero que gostem e que partilhem esta receita que ao ser saboreada nos traz o verão em todas as estações do ano!

  


Ingredientes para o Bolo:

200g Manteiga
200g Açúcar
200g Farinha de Amêndoa
100g Farinha de Milho
1 ½ Colheres de Chá de Fermento em Pó
3 Ovos
2 Limões
Manteiga qb
Farinha (para untar a forma)

Ingredientes para a Calda:

2 Limões
125g Açúcar em Pó

Preparação:

Forre o fundo de uma forma de 23 centímetros (de preferência desmontável) com papel vegetal e em seguida unte o papel e as laterais da forma com Manteiga.

Raspe e esprema os dois limões, deverá reservar a raspa para o Bolo e o sumo para a Calda.

Numa taça junte e envolva as três Farinhas: Farinha de Amêndoa, Farinha de Milho e Fermento em Pó.

Ligue o forno a 180º.

Confeção do Bolo:

Junte Manteiga com Açúcar e com a ajuda de uma batedeira envolva bem estes dois ingredientes. Quando estiverem bem envolvidos, e sem parar de bater, junte alternadamente duas colher de sopa da mistura de farinhas e em seguida um ovo, repetindo o processo até incorporar completamente todos os ingredientes.

Por último acrescente as raspas do limão e bata até que estas se incorporem na massa.

(Nota: Poderá parecer que a massa fica um pouco espessa, mas é mesmo assim.)

Verta agora a massa para a forma previamente untada e leve ao forno pré-aquecido durante 40 min. No meu caso, aos 30 minutos coloquei uma prata por cima do bolo pois já estava com um lindo tom dourado, por isso, esteja atento! Verifique o estado da cozedura fazendo o teste do palito.

Quando estiver cozido retire do forno e deixe arrefecer por 5/10 minutos. Desenforme o bolo e prepare a Calda.

Confeção da Calda:

Leve ao lume o Açúcar e o sumo dos Limões. Com a ajuda de uma vara de arames mexa bem para que o Açúcar se dissolva. Até levantar fervura vá mexendo de quando em vez. Quando levantar fervura estará pronta.

Enquanto a Calda não ferve, com um fio de esparguete cru, pique todo o bolo para que a Calda entranhe mais facilmente.

(Dica: Ao usar um fio de esparguete não se irá notar que o bolo está picado por cima.)

Quando a Calda estiver pronta verta-a por cima do Bolo e deixe que o mesmo embeba todo o líquido.

Reserve o bolo no frigórico e sirva-o bem fresco ou, se preferir, à temperatura ambiente. Se desejar, acompanhe com uma bola de gelado a gosto.

Et Voilà - Bon Appétit


2 comentários: