Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Entrecosto Assado com Laranja e Alecrim – Miguel

Olá a todos, o tempo está quente e agradável, os finais de tarde depois do trabalho querem-se tranquilos enquanto aguardamos pacientemente pelas férias.

O jantar quer-se fresco e a evocar as noites de verão, deixamos a chamada confort food paras os dias chuvosos de inverno, em que o cheiro de um belo guisado nos invade a cozinha e nos deixa uma sessão de paz e conforto.

Para o jantar de ontem reservei quatro peças de entrecosto, comprado no talho onde já sabem o meu nome e me recomendam as melhores peças com os melhores cortes e, é claro, uma carne de qualidade. Para enriquecer o prato decidi recorrer diretamente ao meu jardim onde tenho plantado um belo Alecrim, como podem ver na foto: 


Para o jantar preparei um belo churrasco de Entrecosto com Laranja e Alecrim. Não percam esta receita e deixem-se contagiar pelos aromas do verão.

Ingredientes:

Entrecosto
Sumo de duas Laranjas grandes
3 Ramos de Alecrim
3 Colheres de sopa de Azeite
3 Dentes de Alho
Sal qb

Confeção:

Pelo menos 2 horas antes de assar a carne, tempere o Entrecosto com Sal, um ramo de Alecrim (apenas as folhas) e metade do sumo das duas Laranjas.

Quando for a assar prepare numa taça uma marinada com a outra metade do sumo das duas Laranjas, as folhas dos dois ramos de Alecrim, o azeite e os dentes de alho muito picadinhos e mexa muito bem.

Deverá ficar mais ou menos com este aspeto:


Depois será só acender o lume e, com as brasas já a crepitar, coloque a carne, e vá sempre pincelando com a marinada: isto irá fazer com que a carne não seque e também faz com que adquira um aspeto dourado e um sabor fresco por causa do Alecrim e da Laranja.

(não cozinhe muito perto das brasas, pois queimará a carne por fora e não ficará no ponto no seu interior)


 Virar a carne:

 No final, sirva e disfrute de mais uma bela refeição na companhia de familiares e/ou amigos.


Et Voilà – Bon Apeptit

2 comentários:

  1. Hummmm....Está mais que aprovado!!!Adoro um bom entrecosto na brasa,roer os ossinhos e lamber os dedos no fim....
    Comidinha de Verão é tão boa!!
    Bjokas aos dois,
    Rita

    ResponderEliminar
  2. E este estava muito bom!!
    E aquele toque a Alecrim fica ainda mais fresco.
    Recomendo!!
    Beijocas

    ResponderEliminar