Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Tiramisu de Morangos - Miguel

Olá a todos, ontem a minha tia fez anos, então organizámos uma festinha para ela e, como não podia deixar de ser, fui um dos felizes contemplados para levar uma sobremesa. Queria “oferecer” algo especial para alguém que me é especial.

Depois de alguma pesquisa encontrei várias receitas de Tiramisu mas como nenhuma delas me agradava a cem por cento decidi fazer um apanhado de várias receitas. Espero que gostem, o resultado final foi este:


 (antes de vos deixar a receita passo-a-passo, deixo-vos um conselho: façam a sobremesa de véspera ou com tempo para que o Tiramissu esteja pelo menos 2/3 horas no frio, a receita fica realmente boa se servida bem fresca).

Ingredientes:

1 Caixa de Queijo Mascarpone (250g)
4 Ovos
4 Colheres de sopa de Açúcar
1 Embalagem de Palitos de La Reine
2 Chávenas de Café instantâneo (Pensal, Tofina, Mocambo…)
Rum (opcional)
(podem usar Cognac ou outra bebida a gosto)
500g Morangos
Cacau em pó qb

Confeção:

Comece por arranjar os Morangos, cortando-os em fatias finas e no final polvilhe-os com açúcar.

Numa taça envolva o Queijo Mascarpone com as Gemas e as colheres de Açúcar, (eu usei a batedeira numa velocidade baixa, pois assim garanti que os elementos ficassem bem ligados). Numa outra taça bata as claras em castelo e após as claras estarem batidas vá juntando pouco a pouco a mistura anterior, envolvendo com uma colher de pau (ai já não utiliza a batedeira). Mexa até obter um creme bem aveludado.

Prepare o café com água a ferver, não junte açúcar, e acrescente então um pouco de Rum ou outra bebida a gosto.

Em seguida, mergulhe os palitos no café durante 1, no máximo 2 segundos (se deixar embeber muito os palitos eles largam muito liquido no pirex. Deve apenas mergulha-los e tira-los de imediato, colocando-os no fundo do pirex).

Faça uma camada de Palitos de La Reine… Morangos… Creme… repetindo o processo, terminando com o Cacau em pó por cima e o enfeite com Morangos (opcional). Para ser mais fácil basta seguir a imagem:



Leve ao frigorífico algumas horas e sirva bem fresco, o aspeto final é este:
 
Et Voilà – Bon Apeptit

Sem comentários:

Enviar um comentário